Você faz uma ressonância magnética da lombar e quer saber o que deu. Lógico! Quer saber o que está rolando na coluna, se tem que operar, se está tudo bem ou tudo meio estragado. Ai você abre o laudo e não entende nada do que está escrito. Mas, tem tanta coisa que você pensa: F!
Então, o que é um laudo normal? O que é ruim? O que devemos nos preocupar?
Antes de mais nada, o que está escrito no laudo é a interpretação do que se vê numa imagem. E os termos usados são termos científicos e técnicos do exame, comparando a anatomia normal com a anatomia patológica. Por isso, são necessários estar lá. Mas, assustam bastante. E a física nos ensinou a muito tempo: “dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço”. Por isso, tudo tem o seu lugar na coluna e quando as coisas são mexidas por lá, espaços são ocupados na marra patológica.
Então, vamos decifrar esse mistério de uma vez por todas? Eis os temos:
– Abaulamento discal – – O disco da coluna deu uma pequena achatada, mas nada que abale o seu emocional. As vezes isso ocupa o espaço que é de direito legal dos nervos e eles reclamam
– Osteófitos marginais – – São os famosos bicos de papagaio que se formam nos ossos por desgaste. E são marginais pois ele está ao redor do osso e sofrem preconceito
– Cone medular – – É como um cone de restaurante japonês, mas é o final da sua medula onde saem os nervinhos.
– Forames intervertebrais – – buracos onde saem seus nervos
– Indentação – O disco da coluna mostram seus dentes, ou seja, o disco faz uma tripinha e encosta no nervo ou em qualquer lugar
– Retificação – A curva que era curva ficou reta
– Modic – – Desgaste com inchaço no osso
– Nódulos de Schmorl – – Por livre e espontânea pressão do disco, ele invade o próprio osso, criando uma imagem de nódulos. Nada de mais mesmo.
– Saco dural – – Simplesmente um saco que envolve os nervos.
– Desidratação – – A coluna também sente falta de água.
– Espessamento do ligamento amarelo – – Ele é amarelo mesmo, mas fica mais grosso devido ao desgaste.
– Esclerose subcondral – – Quando dizemos que uma pessoa é esclerosada, dizemos que ela perdeu suas capacidades físicas e mentais. E o osso esclerosado perde cálcio e fica “diferente” / “especial”.
– Ligamento hipertrófico – – A mesma coisa dos bombados de academia, ficam maiores, grandes e volumosos. Ocupam um espaço que não é dele.
– Topografia – – é a descrição da forma, tamanho, volume, tipo e “acidentes geográficos” da coluna.
É isso ai. E lembre-se: ninguém trata laudo e exame. Eles são apenas uma fotografia detalhada da coluna. E nada mais!
Artur Padão
Bom, interessante.
Gostaria de saber se terá algum curso em São Paulo ?
Olá Talita, você é fisioterapeuta? Se sim, vamos ter um curso de Dor em SP em breve. Gostaria de receber maiores informações ?