Alvo de estudos recentes e promissores, as células da glia aparecem forte para um novo modelo de cardápio para o controle da dor. As células da glia são um conjunto de células não neuronais, que cercam os neurônios para oferecer ao cliente neuronal a melhor experiência culinária, ambiental e imunológica de todas.
Microglia? Células de Schwann? Células Satélite? Oligodendrócitos? Ependimócitos? Astrócitos? Polidendrócitos? Sinantócitos?
São nomes difíceis, chiques, complexos de estudar pela ciência básica, mas que são nada mais nada menos que uma equipe de cozinha completa.
* O chef renomado Ratatouille (neurônio) não trabalha sozinho…
Cada membro de sua equipe tem funções específicas desde limpar a bagunça (microglia), preparar os alimentos (células satélite) e tornar o prato (astrocitos) uma verdadeira obra de arte neuronal para os clientes famintos e super críticos (nós mesmos).
* Se a equipe…
-perde sua sincronia – – lesão no sistema nervoso ou síndromes dolorosas –perde seu brilhantismo – – mudanças na expressão genética
-economiza na limpeza – – mediadores pró-inflamatórios, mais glutamato
-usa alimentos de baixa qualidade – – proliferação da glia
-prepara mal os alimentos – – inibição da analgesia opioide
-está sem saco pra lidar com os clientes – – sensibilização
…os clientes reclamam – – hiperexcitabilidade neuronal
…evento potencialmente doloroso – – dor crônica . dor neuropática
Chef Ratatouille está sempre em busca de novas receitas: AV411, Etanercept, Interleucinas, JWH-015, Metionina sulfoximina, Minociclina, Propentofilina, Sativex e SLC 022 – – testes em animais e humanos.
Quer se aventurar no mundo “Gliótico” (caótico da glia)?
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3858488/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3017463/
Chef Ratatouille agradece a preferência…por menos dor!
Artur Padão – Dorterapeuta