Parece “fake news”, mas não é não. Uma série de 3 artigos publicados no The Lancet, um dos jornais científicos mais importantes de todo o mundo concluíram o que muitos já pensavam: os pacientes com dor lombar estão recebendo o tratamento errado! Segue o link.
http://www.thelancet.com/series/low-back-pain
O errado, no caso, é receber algo que não haveria necessidade de receber. E quais foram as recomendações mais “erradas”, que no final das contas aumentam as incapacidades?
– Repouso
– Medicação (indiretamente)
– Exames de imagem
– Cirurgia
– Proibições e restrições
Resumindo a história: o feijão com arroz, prato típico dos brasileiros, mostra melhores resultados do que qualquer outra coisa. E por isso, devemos investir na fisioterapia, exercício e saúde mental, ou seja, em tornar a vida mais ativa.
O estudo também mostrou um alarmante crescimento das cirurgias de coluna em 10 anos, apenas 540%. E que o benefício das cirurgias é curto de uma forma geral, e ao longo do tempo outros tratamentos mostram resultados semelhantes. Porque investir então em um tratamento agressivo e resultado similar!
Recomendo a todos lerem os artigos do The Lancet e repensar suas dolorosas vidas a respeito da dor lombar. Podemos sim estar contribuindo para o efeito oposto!
Sempre falei e afirmo novamente: dor lombar é um problema visceral, das entranhas, da vida das pessoas. Dor lombar não é doença de coluna.
Artur Padão