Um vilão da dor nas costas chamado “seios grandes”?

dor e seisoDesde criança ouvi de várias mulheres ao meu redor que seios grandes causavam dos nas costas. Tive pelo menos 3 amigas que fizeram redução de seus seios por recomendação médica. Parece meio óbvio demais que os seios grandes causam sobrecarga na coluna e isso seria causa de dor. E isso ainda funciona assim.

Um estudo muito interessante mostrou que isso não tem nada a ver, ou seja, a dor nas costas não é causada por seios grandes em mulheres jovens. O estudo foi feito em apenas 30 mulheres. Outro dado super interessante foi que em quase 80% delas o tamanho do sutiã não era adequado ao tamanho dos seios.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2275741/

Mas, parece que a obesidade e seios grandes estão associados a dor nas costas em mulheres pós menopausa. http://www.chiromt.com/content/21/1/20

Só dá zebra pós menopausa, culpa dos hormônios.

Mas, também parece que o tamanho errado do bojo do sutiã também causa dor, agora no ombro e pescoço – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3322448/

E agora? Será que os seios grandes são mesmo um importante vilão da dor nas costas? Reduzir não é a solução, pelo visto.

Outro dado meio assustador, pelo menos eu acho, é que as mulheres brasileiras colocam cada vez mais silicone nos seios. O que antes eram em torno de 180ml na última década, se chega a 340ml. Cerca de 30% das cirurgias com uma marca de prótese chamada Allergan usaram modelos de 300ml.

Acho que em algum momento isso vai ser muito preocupante para a saúde das pessoas, pois produz mudanças corporais ainda pouco estudadas. Talvez dores, talvez deformidades na coluna, não sei. Só acho que é meio ridícula a necessidade excessiva de colocar silicone nos seios.

Cuidado! Não se torne uma Garota Silicone ou queira fazer parte da Família Silicone http://www.mirror.co.uk/news/technology-science/mum-and-four-daughters-spend-40000-405947

Artur Padão – Dorterapeuta

Um comentário sobre “Um vilão da dor nas costas chamado “seios grandes”?

  1. Bom… e afinal o que fazer então se não há necessidade da redução? O uso do sutiã adequado então basta?

    1. Aline, são poucos os estudos e por isso devemos questionar as melhores condutas. Vira então uma questão muito mais pessoal e o uso do sutiã adequado deve adiantar sim. Mas, essa não é uma ciência exata.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.