Um abraço doloroso

dor e abra;coQuem diria que um abraço poderia ser tão doloroso?

Duas amigas que costumavam trocar jeans viajante não se viam a muito tempo. Angustiadas e ansiosas pelo encontro, não deu outra: saíram correndo e trocaram um mega abraço de urso. Alguma coisa deu muito errado, pois uma delas começou a ter dor abdominal intensa. Abraços de urso costuma esmagar as costelas, mas dor abdominal era uma novidade. Imediatamente levada ao hospital, foi identificado um cisto gigante no fígado, o qual se rompeu pelo violento e fervoroso abraço de urso. Confira o caso clínico no medscape.
http://www.medscape.org/viewarticle/704048

Além deste relato de caso, nunca antes na literatura científica um abraço de urso recebeu tanta importância. Entretanto, para os que gostam de estudar as dores por lesão ou doença no sistema nervoso somatosentorial, nossa amiga dor neuropática, existem relatos de caso em que pacientes que sofreram lesão medular e aqueles diagnosticados com esclerose múltipla, é comum existir um sintoma doloroso em faixa, com uma sensação de abraço de urso apertado no tronco. Este é um abraço eterno.

Um abraço de urso bem dado pode sim machucar pra valer. Existem relatos de fraturas de costelas, pneumotórax, contraturas musculares, dores no peito e rompimento de pontos de cirurgia estética.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17908833

Sugiro aos amigos e amigas Curtidores que a gente se organize em um ensaio clínico randomizado duplo cego e, claro, pragmático: grupo placebo (aquele abraço que você só estende as mãos ao redor da pessoa, mas não encosta), grupo experimental (abraço de urso clássico) e grupo controle (abraço fofo do amaciante). Qual a proposta??? Provar que um abraço de urso pode ter efeitos positivos no controle da dor. Abaixo o mito do abraço de urso doloroso!

Sem mais.

Artur Padão – Dorterapeuta

2 comentários sobre “Um abraço doloroso

  1. Recebi um abraço apertadíssimo e demorado.
    Um amigo,mais alto me levantou e apertou.
    Fui ao médico,diz q não houve fratura na costela.
    Fazem 4 dias,to medicando com Alginac 1.000,porém sinto dores fortes no tórax (lado esquerdo,especialmente ao tossir e fazer movimento brusco),e nas costas no mesmo lado.
    To apavorada

  2. Também recebi um abraço do meu filho e não estou conseguindo nem respirar de tanta dor. Vc já melhorou oque vc fez?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.