A massagem e o alivio da dor: menor-abandonado

dor e massUma das opções mais antigas, relaxantes e da “galera do bem estar físico e mental” é a massagem. Existe massagem para tudo e todos, sem medo e sem preconceito. Os mecanismos científicos da massagem ainda são meio misteriosos, por isso se explica o efeito no alivio da dor pelo relaxamento e bem estar.

Aí de quem comentar que massagem não funciona. É como cometer um árduo crime contra a natureza humana. Mas, muitos fisioterapeutas, por exemplo, se recusam a fazer massagem no paciente. Muitos mesmo. Justo um dos recursos mais antigos e “eficazes” do mundo, torna-se um menor abandonado.

Existem mais estudos sobre massagem rodando no mundo do que de manipulação articular, terapia craniosacral, bandagens, estimulação magnética transcraniana, imagética motora gradual, medicações anticonvulsivantes, terapia cognitivo comportamental e cirurgias de artrodese lombar. Mesmo assim, estas intervenções ganham as batalhas diárias na preferência pelo alívio da dor.

Infelizmente, muitas vezes, nosso menor abandonado dos mais antigos é deixado de lado por falta de habilidade. Treinar massagem é preciso para fazer uma boa massagem, assim como qualquer técnica manual: se não treinar, não rola.

Será a massagem superior a outras técnicas? Olhe o exemplo do artigo http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26023217 onde a massagem não mudou o curso da história. Mas, quem se importa né? A massagem sempre está na área para o alívio da dor.

É bem difícil mensurar uma massagem para pesquisa, pelo menos deveria ser. Quantidade de pressão, velocidade, com ou sem óleo, talvez o tamanho da mão, tempo de aplicação, tipos de massagem (terapêutica, esportiva, drenagem, escultura – se é que isso existe), quantidade de área do corpo…tudo isso deveria ser levado em consideração. Duvido!

E quem pode fazer massagem? Ué, todo mundo. Até onde sei, não existe briga judicial sobre a massagem. Não tem dono. Mas, qual é o único profissional que tem como ato privativo a prescrição de meios físicos de tratamento? … Cuidado. Meus gatos podem responder judicialmente!

Artur Padão – Dorterapeuta

2 comentários sobre “A massagem e o alivio da dor: menor-abandonado

  1. Amo!!!! O toque relaxa alivia dá prazer…me faz dormir melhor! ! !Sem explicação com explicação!?!? Não importa ….funciona comigo e também com meus pacientes…nao tenho banco de dados nem um embasamento cientifico.mas…quem disse que tudo é ciencia????boa noite

  2. Sou massoterapeuta e atendo vários tipos de massagem desde estética a terapêutica… Amo meu trabalho e é verdade a massagem existe seus mistérios…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *