Inflamação e dor: a sopa de letrinhas 

dor e inflO clássico processo inflamatório é uma reação imunológica do organismo devido a lesão ou infecção nos tecidos. Qualquer machucado que a gente tenha no corpo, logo nosso sistema tenta resolver o problema. Um exemplo diário é tirar um “naco” ao fazer unha. Fica vermelho, inchado, quente, fica difícil tocar ou mexer e dói (as vezes). Um corte infeccionado também. Por isso que a inflamação existe, para nos proteger e combater “invasores” não alienígenas como vírus, bactérias, fungos e outros predadores ocultos no ambiente. As vezes, próprio sistema imunológico entra em curto circuito e combate as próprias células – doenças autoimunes.

E a dor, o que tem a ver com a inflamação? Bem, é muito comum sentirmos dor quando existe um corte, um machucado ou uma infecção, mas não é uma regra. Entretanto, a regra do jogo diz que qualquer inflamação que a gente tenha, uma “sopa de letrinhas” é servida com concha, azeite e torrada! Tudo no local, mesmo no verão. São as famosas substâncias ou mediadores inflamatórios. Uma vez liberados, servem para dar um “tempero” extra no local, bem como controlar a inflamação.

Para cada substância liberada, um efeito específico. E cada uma tem sua própria letrinha na sopa. Os números também aparecem por lá. Por exemplo:

H – Histamina

P – Substância P

5HT – Serotonina

BK – Bradicinina

C3 e C5 – Aminas

IL – Interleucinas

NO – Óxido nítrico

TNF – Fator de crescimento tumoral

PG – Prostaglandinas

LT – Leucotrienos

LX – Lipoxina

PAF – Fator de ativação plaquetária

Então, quais são as receitas das deliciosas e inflamatórias sopas de letrinhas da neurofisiologia da inflamação e dor?

Citocinas – sopa de chilli / detox (pró / anti inflamatória)

Quimiocinas – sopa detox de repolho (aaarrg!)

Aminas – sopa quente de tomate, para dias de inverno

Gás solúvel – sopa acompanhada de vinho frisante

Eicosanóides – sopa clássica (canja)

Mediadores lipídicos – sopa fria de verão, inhame

Fatores endoteliais – sopa sem sal, mas está lá

Muito bem. Agora podemos digerir nossa sopa de letrinhas, sabendo que ela irá fazer bem, com tempero básico do sistema imunológico e receitas da mamãe natureza, que não revela suas fontes.

Boa inflamação aos tecidos! Esperamos que sem dor!

Artur Padão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *