O clássico processo inflamatório é uma reação imunológica do organismo devido a lesão ou infecção nos tecidos. Qualquer machucado que a gente tenha no corpo, logo nosso sistema tenta resolver o problema. Um exemplo diário é tirar um “naco” ao fazer unha. Fica vermelho, inchado, quente, fica difícil tocar ou mexer e dói (as vezes). Um corte infeccionado também. Por isso que a inflamação existe, para nos proteger e combater “invasores” não alienígenas como vírus, bactérias, fungos e outros predadores ocultos no ambiente. As vezes, próprio sistema imunológico entra em curto circuito e combate as próprias células – doenças autoimunes.
E a dor, o que tem a ver com a inflamação? Bem, é muito comum sentirmos dor quando existe um corte, um machucado ou uma infecção, mas não é uma regra. Entretanto, a regra do jogo diz que qualquer inflamação que a gente tenha, uma “sopa de letrinhas” é servida com concha, azeite e torrada! Tudo no local, mesmo no verão. São as famosas substâncias ou mediadores inflamatórios. Uma vez liberados, servem para dar um “tempero” extra no local, bem como controlar a inflamação.
Para cada substância liberada, um efeito específico. E cada uma tem sua própria letrinha na sopa. Os números também aparecem por lá. Por exemplo:
H – Histamina
P – Substância P
5HT – Serotonina
BK – Bradicinina
C3 e C5 – Aminas
IL – Interleucinas
NO – Óxido nítrico
TNF – Fator de crescimento tumoral
PG – Prostaglandinas
LT – Leucotrienos
LX – Lipoxina
PAF – Fator de ativação plaquetária
Então, quais são as receitas das deliciosas e inflamatórias sopas de letrinhas da neurofisiologia da inflamação e dor?
Citocinas – sopa de chilli / detox (pró / anti inflamatória)
Quimiocinas – sopa detox de repolho (aaarrg!)
Aminas – sopa quente de tomate, para dias de inverno
Gás solúvel – sopa acompanhada de vinho frisante
Eicosanóides – sopa clássica (canja)
Mediadores lipídicos – sopa fria de verão, inhame
Fatores endoteliais – sopa sem sal, mas está lá
Muito bem. Agora podemos digerir nossa sopa de letrinhas, sabendo que ela irá fazer bem, com tempero básico do sistema imunológico e receitas da mamãe natureza, que não revela suas fontes.
Boa inflamação aos tecidos! Esperamos que sem dor!
Artur Padão