Gabapentina e Pregabalina para o controle da dor: Quem?

meds dorQuando mergulhamos no universo do estudo da dor, nos deparamos com esses dois medicamentos chamados Neurontin (gabapentina) e Lyrica (pregabalina), que pertencem a classe dos anticonvulsivantes.

São usados para o controle da dor crônica, dor neuropática e muitos estão utilizando em dores neuropáticas agudas.

Ambos ajudam a diminuir a excitabilidade da membrana dos neurônios sensitivos, para diminuir a sensibilização do sistema nervoso. Um dos mecanismos de redução da sensibilização é pela diminuição da entrada de calcio na membrana neuronal e outro é por diminuir a liberação de neurotransmissores excitatórios como o glutamato e a norepinefrina.

Não sei se vocês lembram, mas no estudo da nocicepção existe um controle da entrada de calcio intracelular pela membrana dos neurônios. O calcio facilita a passagem, mas quem manda é o dono do pedágio (membrana neuronal – tipo argentinos invadindo copacabana – na pressão, ele cede)

Já os neurotransmissores exitatórios (Glutamato, norepinefrina) funcionam em equilibrio com os inibitórios (GABA, serotonina), tipo uma gangorra de criança. Lembrando que se tiver muito glutamato na área, os neurônios não aguentam e passam para o outro lado da força – – são neurotóxicos.

Enfim, estudar os mecanismos e efeitos dessas drogas ajuda a entender um pouco mais sobre a sensibilização do sistema nervoso. Eu, acho que por causa da persistência desses mecanismos, pessoas podem ter dor para o resto da vida.

A fisioterapia também consegue atuar sobre a sensibilização, sobre a liberação de neurotransmissores. Mas, se o seu paciente começou a usar esses remédios, demoram para fazer efeito e tem uma série de efeitos colaterais. A fisioterapia, nem tanto.

Quer quebrar sua cabeça? neurofisiologia na veia.

Artur Padão – Dorterapeuta

35 comentários sobre “Gabapentina e Pregabalina para o controle da dor: Quem?

    1. Olá, tudo bem? É possível, porém este é um remédio específico para ajudar nas dores mais crônicas. Caso não funcione, retorne ao seu médico. Abraço

  1. Boa noite,
    tenho diabetes ha 13 anos, minha reumato me passou a pregalabalina para fibromialgia e a neurologista tambem passou a mesma medicacao para polineuropatia,
    tomo 100mg por dia. 50mg a cada 12 horas. Te parece um tratamento adequado? Faz 2 semanas que comecei a tomar e ate agora noto que me ajuda a dormir de maneira melhor e mais continua, mas me deixa lenta as vezes. Nao sei se tem algum problema com o uso continuo a longo prazo, mas sinceramente tenho medo.
    Gostaria de escutar mais uma opiniao a respeito.
    Muito obrigada.

  2. qual a diferença de se tomar um suplemento de gaba ou tomar a pregabalina? Tenho TAG e sinto dores, fadiga muscular, problemas relacionados ao sono. Minha médica indicou a pregabalina, porém gostaria de saber qual a eficácia do suplemento de gaba para reduzir esses problemas de dores, cansaço físico e mental. Também queria saber se ela atua na sindrome do pânico. Só para informar, também tenho diagnóstico de TDAH, tomo o venvanse de 70mg.

  3. Meu médico atual me passou Prebictal que é a Pregabalina, certo?
    Porém já tomava, a pouco tempo, a Gabapentina. Gostaria de entender melhor a diferença entre eles e qual tem menos efeito colateral.
    Tenho Ernia de disco C5 e C6 e tendinopatia no ombro direto.
    Já faço tratamento com medicação e fisioterapia a mais de 8 meses..

  4. Minha psiquiatra me receitou pregabalina para estabilizar o humor na retirada lenta do rivotril que já tomo há anos.Mas me causa muita constipação.Pode ser isso?Por outro lado,me faz bem e me tira problemas na cervical.Devo insistir mesmo com constipação?Tomo há 1 mês e meio.

  5. Dr.Minha mãe sofreu um AVC a quase 7 anos…e de 2 anos e meio pra cá começou a sentir dores que ninguém sabia dizer.Até que no final de 2015 conseguimos um diagnóstico de dor neuropatica crônica central.Hoje ela está tomando 300 mg de lomatrigina,450 mg de pregabalina e 75 mg de amitriptilina,porém as dores não melhoram.Faz usa de tramal que pelo que vemos não auxilia em nada.

  6. Minha mãe tem transtorno bipolar, e quando ela está na fase depressiva, ela sente forte dor na bexiga. O médico prescreveu pregabalina e não melhorou. Será que a gabapentina é mais interessante?

  7. tomei a gabapentina por 20 dias e para dro miofascial, porem continuo com muita dor… agora o medico receitou a pregabalina será que vai melhorar? ou tem algum melhor para dor miofascial?

  8. Ola tenho fibromialgia tenho muita dor no pescoço e ombro fora outras dores no corpo todo estou tomando pregabalina , queria saber se e a mesma coisa que a gabapentina pq estou pagando caro e consigo a gabapentina no auto custo! Obrigada

  9. Tenho vários problemas na coluna braço tórax tomei gabapentina 1 vez no dia um tempo parei agora os problemas atacaram novamente e o médico passou 2 vezes ao dia já faz 21 dias que estou tomando e nada de melhoras nas dificuldades dá rotina do dia dia nem as dores to do mesmo jeito é normal a dose aumentou era pra melhorar.

  10. soares e eu estou abrassar uma doenca nos nervos ja for operado a cluna tirarao um disco fora para alargar a passage dos nerves man nada adiantou continuo a tomar 6 comprimidos de gabapentin 300 mg por dia e as dores continuo

  11. Boa noite, em meados de fevereiro tive herpes zoster e estou com dor até hoje, a neuralgia pós herpética. Comecei tomando Gabapentina, aumentando a dose até chegar a 900mg por dia, associada a Tramal e Tilex para a dor. Diminuiu a extensão da dor, mas a intensidade é a mesma e também a queimação. Fui a uma clínica da dor e o médico me disse que tudo que tomei, foi subdose e me passou Prebictal, começando com 75mg. é aumentando a cada 5 dias, junto com Amytril de 25mg.
    Fiz um bloqueio como experiência, melhorou muito por 1 semana, mas a dor está voltando. Gostaria de saber se vale a pena fazer uso do Botox, ou vou esperando o efeito dos medicamentos.
    Obrigada

  12. Tenho fibromialgia e enxaqueca crônica, e já fiz uso da gabapentina, hoje uso a pregabalina associada com o Amato que foi o único jeito de sair das crises de dores, já estou indo para o processo de desmame, onde vou parando aos poucos com medicações, mas foram 8 anos de tratamento pesado e remédios caríssimos 😀

  13. Outra coisa, estou vendo perguntas mas não vejo respostas, gostaria de ver respostas do Dr. caso contrário fica muito vago…

  14. O senhor fala que estudar os mecanismos e efeitos dessas drogas ajuda a entender um pouco mais sobre a sensibilização do sistema nervoso. E acho que por causa da persistência desses mecanismos, pessoas podem ter dor para o resto da vida. Então não é recomendável tomar essa medicação nos caso de ter dor neuropática, apenas fazer fisioterapia? É issi que o senhor quis dizer.

  15. Meu marido tem câncer de pulmão e medula a anos.nca fez radioterapia bem quimeo .está usando tramal e tilex (paracetamol com codeina de 12 em 12 hs.)receitaram gabapentina mas as dores continuam o q fazer.moro no interior.

  16. Olá ! Após cirurgia de artrodese passei a tomar gabapentina , por quase um ano.
    Há dois meses o médico trocou para Proleptol( pregabalina ) à noite, junto com Rivotril (0,25mg).
    Ontem ele suspendeu o Proleptol.
    Posso ter consequências ruins devido a este tratamento?
    Oba. Às vezes(raramente) tenho dificuldade em dormir, mesmo tomando esses medicamentos.
    Onrigada

  17. Qual medicamento que me faça ter alivio na dor crônica ,tenho dor na coluna td radiando pos membros inferiores e superior. eu tomo gabapentina de 300ml dois a noite um de manhã e um a tarde ,mais amipritilina de 25 quatro por dia.enas dores desesperadora tomo codex ou codeina com dipirona. ?.

  18. Meu pai está tomando a um mês gapapentina, para neuralgia trigêmeo..porém teve herpe zóster … mas percebi que está dormindo muito … desanimado…. depressivo… cabes baixo … e arrotando muito , após se alimentar … além disso ele tem insuficiência cardíaca.. coração grande … toma outros medicamentos..faz um ano … toma algum remédio.. mas ndo fazia mal … o que será prescindo fazer ?

    1. Minha mãe tem neuropatia periferia e ele tomo gapapentina, 1 de manhã e 2 a noite, e não tá tendo vida, passa o dia quase todo dormindo. Não conesegue ver tv e mais nada. Parece que só vive desmaiada. E seu pai como está hoje?

  19. Pessoal,devo informa por experiência própria que tomei pregabalina durante 1 ano e 6 meses e a dor permaneceu,porém resolvi parar pra fazer um teste se a medicação estava de fato aliviando a dor e pra minha surpresa após uma semana sem fazer uso desse medicamento a dor aliviou muito,acredito que uns 60%,resumindo…a medicação estava causando efeito contrário,lembrando que meu caso era para tratar a neuropatia grave pois sofri um acidente que fez com que o nervo ulnar praticamente se partiu,

    Espero ter ajudado…

  20. Tomei Pregabalina e me deu depressão,além da gabapentina da Pregabalina ,e da amitriptilina,tem algum outro remédio que alivie a dor neuropatica e não cause depressão?

  21. Tomei pregabalina 3meses para dor de coluna erne de disco natem 2 anos não cinto mais nada pramin foi muin bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.