Cisto no ovário e dor no joelho: uma possível amizade?

dor e ovA primeira vista, parece algo bem improvável. Já foi um tema extremamente polêmico em um curso de reabilitação do joelho em 2015. Não conseguimos imaginar tal relação.

Porém, na internet, existem várias pessoas buscando esse tipo de informação especialmente fora do Brasil. Hoje, a população não só continua info aos profissionais de saúde, mas antes fazem um pitstop na internet sobre o assunto.

Será que um cisto ou outro problema no ovário pode provocar dor no joelho? Dor por dor, tudo depende da interpretação de ameaça ao sistema, olhando bem neurocientificamente apenas. Qualquer ameaça a integridade pode ter como resposta a dor.

Agora, olhando bem anatomicamente, é provável que um cisto e outros problemas no ovário possam provocar não só dor no joelho, mas também em outras regiões da perna. O ovário recebe nervos de tudo quanto é lugar e fica perto de um monte deles também, principalmente dos nervos que descem para a perna. Lembre-se que um nervo desce e não sobe.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1252357/?page=1

Se eu for bem embriológico, ou seja, pensando na formação dos tecidos do ovário e joelho, é provável que ambos compartilhem a mesma formação. Isso foi um grande chute meu.

O mais interessante de se estudar dor x lesão x doença, é não existe uma relação proporcional entre suas quantidades. Mais ou menos dor não significa mais ou menos lesão / doença. Por isso, pensar num cisto no ovário referindo dor para o joelho me parece muito anatômico demais.

Muitas coisas a ciência não explica, especialmente dores que ninguém consegue explicar. Então, uma pergunta que envolva dor sempre será dolorosa, de forma fraca, leve, moderada ou insuportável!

Enfim, fica o mistério doloroso no ar. Será que alguém o consegue desvendar?

Artur Padão – Dorterapeuta

14 comentários sobre “Cisto no ovário e dor no joelho: uma possível amizade?

  1. Só repassando o que pesquisei para discussão da postagem: Durante os primeiros 22 dias de gestação três faixas longitudinais podem ser vistas na superfície do embrião: somática, intermédia, e lateral. O mesoderma Lateral irá, no devido tempo, formar a parede do corpo e o folheto profundo rá contribui na formação dos músculos e das vísceras. A faixa intermédia profunda folha irá contribuir para os músculos das vísceras. A banda intermediária, que sobrepõe os tecidos nefrogênicos (rins e gônadas) é local do anel ectodérmico. No 28° dia brotos do membros são emergentes do anel ectodérmico.O mesoderma primitivo que vai formar os brotos dos membros são influenciados pelo mesoderma intermediário, ou seja, pelo desenvolvimento urogenital. O crescimento dos membros inferiores é dependente do tecido que cria rins e gônadas, inclusive podemos ver isso em um adulto ao ver que a ponta da genitália e a ponta dos dedos têm o mesmo nível de sensibilidade neurológica. Na visão osteopática a inervação simpática do ovário é no nível de L2, mesmo nivel de inervaçao do nervo femoral (L2-L4) o qual inerva os musculos da região anterior da coxa. Ou seja, uma tensão no quadriceps, originada pela facilitação do nivel de L2 oriunda do ovario, pode gerar dor no joelho.

  2. Tenho ovarios políticos e tenho muita dor no joelho, qdo a dor é mais intensa, ela vai até a base do pé…já fui em vários médicos e ninguém acha a causa da dor….qdo falou q a dor no joelhoestá relacionado com as dores do ovarios políticos,, os médicos me ignoram…fiz até tratamento para síndrome do pânico pois os médicos acham q esses dores q tenho é coisa da minha cabeça….tive uma melhora nas dores depois de ter emagrecido um pouco…mas qdo volto a engordar, as dores aumentam novamente

    1. Olá, tudo bem? Essa relação entre problemas nos ovários e dor nos joelhos não é muito clara. É mais provável que as dores no joelho tenham outros fatores envolvidos, mas não podemos negar que talvez essa seja uma causa que ainda não foi bem explorada. Abraço

  3. Concordo com o Jonas e acrescento o ligamento suspensor do ovário, que está inserido em L2. Logo, qualquer alteração do ovário pode colocar o mesmo em tensão e assim alterar L2 e pelo msm raciocínio do Jonas gerar dor no joelho.

  4. Faz uns 3 meses que venho sentindo dor constante no joelho e pernas fiz exames laboratoriais deu normais, a dor aumentou irradiando para a pelves foi quando o médico ssolicitou uma endovaginal que detectou cisto no ovario esquerdo assim chegando a causa das dores.

  5. Fui à emergência com fortes dores do lado esquerdo na região do ovário,a perna e o joelho.Dores insuportáveis.Feito os exames foi detectado um cisto de cinco cms no ovário esquerdo.O médico me disse q havia total relação com as dores na perna e no joelho.E à 14 anos atrás fui diagnosticada tb com ovários policísticos.

  6. Bom dia. Estava sentindo muitas dores na pelvi que ir adiava a para as pernas eu já sabia que estava com um cisto de 6.5cm como as dores aumentou muito fui fazer um exame para ver como estava porque tive um no mesmo ovario em 2015 que ele se rompeu e quando o médico abril pra retira-lo eis a surpresa . Daí agora quando fiz o novo exame ele já está com 12.7cm e sinto muitas dores no quadril , pelvi e nas pernas .

  7. Comecei sentindo uma dor forte no quadril e coxa, parecia ser na articulação, depois passei a sentir também uma dor forte no joelho, quase me impossibilitando de me agachar, essa dor irradiou até o pé e região lombar, achei que era má postura, ciatalgia, até exercícios de pilates eu fiz e nada, só piorou, enfim, depois de vários exames, várias consultas e muita correria, fiz uma ressonância e foi constatado um cisto no ovário.

  8. Boa tarde!Tenho um cisto no ovário medindo 5cm. Sinto muitas dores nas pernas,no joelho,lombar e ventre. Os médicos dizem não ter relação porém eu nunca senti essas dores antes do cisto.

  9. Tenho ovario policistico, tenho muita dor na barriga e nas costas do lado esquerdo, doi ainda mais quando caminho num ritmo mais rápido ou quando ando d bicicleta. Fiz ultrason dos rins e está tudo bem, o médico disse q poderia ser o baço outro disse que pode ser um nervo também sinto dor no joelho do lado esquerdo. Já não sei o q fazer para parar a dor sinto dor toda semana, isso está me esgotando. Se alguém pode me ajudar…

  10. tenho cisto hemorragico de 5 cm atras do ovário esquerdo. qndo ele torceu senti dores insuportaveis q ia até a coxa como se fosse um nervo pois parece q tem apenas um fio na perna q dói como se alguem estivesse puxando. hj nao sinto mais dores na pelves mas a coxa dói todos os dias.

  11. Tudo o que foi dito aí eu sinto ,tenho policisto no lado esquerdo do ovário ,já fui na médica e ela disse q tenho q tirar com urgência,passou exames pré operatório,demora muiti esses exames pois é pelo sus nesse exato momento tou com dores nas costas, joelho, pé sinto como se tiver-se puxando minha perna,muita cólicas,.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.