A dor e a religião: Quem tem razão?

dor e crençasA fé move mundos, todos sabem disso. A fé faz milagres, até mesmo alivia a dor. Perguntou sobre isso no posto ipiranga? Infelizmente lá eles não tem acesso a Capes, só a Copos, Latas ou Balas.

Cada religião tem uma forma de explicar os motivos de sentirmos dor. Quase todas concordam sobre a dor variar de uma punição até um aprendizado, mas todas mostram que dor e sofrimento podem andar lado a lado.

Interessados em desvendar os mistérios envolvendo dor e religião, pesquisadores lá na Inglaterra resolveram convocar religiosos fervorosos. Wiech et al (2008) compararam 12 católicos praticantes com 12 pessoas não religiosas em um estudo experimental utilizando ressonância magnética funcional (tubo desconfortável que martela no ouvido barulhos de video game). Ambos receberam um estímulo elétrico nocivo na mão enquanto observavam imagens da Virgem Maria (condição religiosa) e outra imagem não religiosa (maiores informações, ver o artigo)
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18774224

No final das contas, pasmem, apenas o grupo católico sentiu menos dor durante os estímulos elétricos quando olhavam a imagem da Virgem Maria. Quando isso acontecia, o cortex pré frontal ventro-lateral direito (área de cognição – entendimento – razão) bombava de atividade.

Tudo bem, tudo bem. Sempre me falaram a vida toda que rezar me traria tudo o que eu quisesse. Um amigo que segue uma igreja evangélica rezou e rezou e conseguiu comprar um carro. Talvez as pessoas com queixas de dor depositem na religião um caminho a ser trilhado para a tão sonhada cura ou alívio. Isso é positivo sim! Isso move a vida sim! Isso traz alivio da dor sim! Isso não funciona comigo não!

Será a religião ou a fé formas de distração? Isso é discutido no artigo em questão. Cognição, razão e entendimento, no meu entendimento, não são distração…São nossa forma de pensar, nosso grupo de crenças e, a partir disso, tomamos nossas decisões e adotamos determinados comportamentos.

Cuidado profissionais “Semi Deuses”, vocês estão livre, leve e soltinhos ai! Uma vez considerado pelo paciente, você é o (a) cara. A escala MADSON diz: “Only You” (Só você), quando você vai resolver tudo….E quando não resolve, “Nothing Helps” (nada ajuda), significa que você perdeu seu posto. Em 1973, a banda The Platters não poderia imaginar que a música “Only You” seria tão perfeita para este momento.

E o tão sonhado alivio da dor? Obrigado Senhor; Graças a Deus; Só Jesus expulsa o demônio “doloroso” das pessoas; Fé em Deus, DJ.

Artur Padão – Dorterapeuta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.