Os fantasmas da dor lombar

Dor lombar é aquele problema assim: mais comum do que se imagina. Tão comum que pode se resolver sozinho com a ajuda da mamãe natureza e com nosso esforço pessoal para melhorar. Entende-se dor lombar como um problema de coluna multifatorial, biopsicossocial, multidimensional e outro “al” também, certo? Pode até ser, mas dor lombar é tudo isso…menos problema de coluna em si. 

Até hoje, não se conseguiu provar que os problemas na estrutura da coluna, que fica doente ou desgasta ao longo do tempo, causam dor. Ou que a própria postura em que colocamos a coluna lombar no dia a dia, causa dor. Se diz tanto que a coluna lombar é frágil, delicada, doente, facilmente instável, que tem músculos fracos, que é facilmente prejudicada. Cara, porque? 

buuuuu coluna lombar…buuuuu! Estamos assustando, botando medos na coluna!

Esses são exemplos dos fantasmas embutidos pela sociedade, pelo sistema de saúde, pela opinião comum de que a coluna lombar sempre está a beira de um colapso nervoso. Existem propagandas espalhadas na mídia, na ciência, já vi até uma no aeroporto, e no senso comum popular da necessidade de cuidar da dor lombar senão o futuro é terrivelmente doloroso. 

Eu diria “sai pra lá assombração”, sai da minha coluna lombar. 

Fantasmagoricamente falando, a cirurgia de coluna ronda a vida das pessoas que sofrem com dor lombar, mesmo chamando as intervenções caça fantasmas: orientação, aconselhamento e educação, atividade física e exercício. É como se a falha destes tratamentos pudesse abrir os portões para se operar a coluna. Muitas pessoas são descrentes que é possível ter dor lombar e se tratar com orientações mais simples do que se imagina. 

O fantasma mor, campeão dos campeões, é o futuro quando se tem hernia de disco. Até hoje, o futuro é obscuro e o resultado é ficar paraplégico. Quem foi a criatura que nos assombrou com esta informação de botequim? É mais fácil você ganhar no bingo do que ficar paraplégico por hérnia de disco. 

Informações, tratamentos, desfechos, consequências e orientações assombram a vida de quem busca uma solução para a dor lombar. Não porque não existam, mas quando cada um fala uma coisa, ninguém realmente sabe de verdade. Se fantasmas existem ou não, eu não sei. Mas, dor lombar tem várias entidades fantasmagóricas pseudo científicas, sem o menor sentido, que fazem o maior sucesso. 

Se você quer realmente caçar seus fantasmas sobre dor lombar, ou pelo menos lidar bem como eles, a primeira dica do fantasma doloroso é simples: acredite que é tudo mentira!  A segunda dolorosa dica é não deixar o sistema de saúde dominar a sua saúde, pois na mão deles você opera a coluna. E a terceira e infalível dica é que com orientações simples sua coluna vira um caça fantasmas. 

Dor fantasma na coluna lombar existe! Não é por falta de uma parte do corpo, mas sim pela falta de informação coerente! 

Artur Padão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.