Uma grande dúvida dentro das modalidades físicas é saber quando vale a pena indicar o uso de termoterapia pelo frio ou calor para trazer alívio da dor. Consenso? Zero. Fácil? Zero.
* Porque o frio alivia a dor? Porque Sim!
O frio diminui a atividade do sistema nervoso, o que reduz a chegada de estímulos nociceptivos (isso se a nocicepção tiver relação com a dor) e ajuda a controlar o processo inflamatório de lesões. O frio intenso é irritativo para o sistema nervoso e tende a aumentar a dor. Talvez por isso a queda da temperatura ambiente seja sentida por muitos.
* Porque o calor alivia a dor? Porque Sim!
O calor produz relaxamento muscular e reduz a nocicepção via sistema musculoesquelético. O calor não deve ser uma opção nas inflamações agudas pois pode aumentar o dano tecidual. Usar o calor ajuda a remover substâncias irritantes pós processo inflamatório. O calor intenso é estressante e perigoso.
* Porque é importante entender a sensibilzação do sistema nervoso no frio e calor? Porque Sim!
O sistema nervoso sensível fica menos tolerante a mudanças na temperatura, especialmente pelo frio. A pele fica mais sensível que o normal (redução do limiar a estímulos como a temperatura) porque os sensores de temperatura estão mais ativos para captar mudanças. Por isso, pequenas mudanças na temperatura podem ser mais doloridas. Em minha opinião, isso é pior para o frio.
Porque dor e mudanças na temperatura criam inimizade com o sistema nervoso sensível? Porque Sim!
Obrigado sensibilização do sistema nervoso, por mais uma vez contribuir para a persistência da dor das pessoas.
Artur Padão – Dorterapeuta