Vamos olhar para o que a ciência sugere que o profissional de saúde avalie nas pessoas com dor e que seja multi biopsicossocial. Certo? Veremos abaixo um roteiro básico para a avaliação da dor:
1. Dar bom dia, boa, tarde ou boa noite!
Olhar como chega, como se movimenta!
Ter atenção as expressões faciais!
* TEMPO DE DURAÇÃO: 1 MIN
2. Perguntar como está ou que lhe trouxe aqui!
Trabalha com o que? Quanto anos? Sexo?
Identificar as características da dor! Local, frequência, intensidade, o que piora e melhora, tempo de duração, gravidade, impacto na funcionalidade, qualidade.
* TEMPO DE DURAÇÃO: 10 MIN
3. Ouvir sua história!
Sua história é contada como numa linha do tempo? Ou vai a 1980, volta para 2011 e depois segue para o futuro?
* TEMPO DE DURAÇÃO: 20 MIN
4. Prestar atenção a maneira como o paciente fala!
Quais as palavras usa? Muda o tom de voz? Faz careta? Ou é inexpressivo?
* TEMPO DE DURAÇÃO: TEMPO TODO
5. Explicar sobre a dor! Explicar sobre outras coisas!
Educação neurocientífica terapêutica!
* TEMPO DE DURAÇÃO: 20 MIN
6. Tem alguma comorbidade? E na família?
Se interessar pela novela ou futebol!
Identificar fatores psicológicos como medo e depressão!
* TEMPO DE DURAÇÃO: 10 MIN
7. Identificar fatores sociais como isolamento e trabalho!
Prestar atenção ao comportamento do paciente!
Interromper se necessário!
* TEMPO DE DURAÇÃO: 10 MIN
8. Estimar e/ou testar a capacidade funcional!
O ambiente influencia os sintomas?
Fumante? Obesidade? Sedentarismo? Sono?
Se interessar pelo dia a dia do paciente!
* TEMPO DE DURAÇÃO: 15 MIN
9. Já fez algum tratamento? Foi eficaz ou não?
Gerenciar as expectativas, gerenciar as crenças!
Tornar o paciente resiliente! Dar empoderamento!
Fazer “reassurance”! Incentivar a pró atividade!
* TEMPO DE DURAÇÃO: 30 MIN
10. Ver o exames complementares!
Ler o laudo! Explicar o laudo ao paciente!
Consertar a cagada que outros falam sobre o exame!
Explicar mais uma vez sobre dor e lesão!
* TEMPO DE DURAÇÃO: 20 MIN
11. Aplicar questionários!
Unimdimensionais ou multidimensionais?
Resposta ou impacto?
Específicos? Prognóstico?
* TEMPO DE DURAÇÃO: 20 MIN
12. Realizar um bom exame físico!
Olhar a postura! Testar os movimentos!
Identificar pontos gatilho!
Fazer testes especiais, raciocinar sobre o exame!
Testes de exclusão, exame neurológico de rotina!
Fazer testes diagnósticos!
Palpação dos tecidos! Sentir o movimento com os dedos!
Sentir a memória do tecido com os dedos!
Tocar com força! Tocar devagar!
Sentir a energia!
* TEMPO DE DURAÇÃO: 20 MIN
13. Fazer modulação por dor condicionada
Fazer algometria! Testar somação temporal!
Hiperalgesia e alodinia!
Sensibilização central anormal?
* TEMPO DE DURAÇÃO: 20 MIN
14. Identificar mecanismos de dor!
Nocicepção? Neuropático? Sensibilização Central?
Cognitivo afetivo? Imunológico? Metabólico?
Motor? Neurovegetativo?
* TEMPO DE DURAÇÃO: 10 MIN
15. Realizar um diagnóstico!
* TEMPO DE DURAÇÃO: 1 MIN
16. Estabelecer metas!
Estimar a evolução do paciente (prognóstico)!
Estimar o número de sessões!
* TEMPO DE DURAÇÃO: 15 MIN
17. Propor um tratamento!
* TEMPO DE DURAÇÃO: 10 MIN
18. Orientações podem ser bem vindas!
* TEMPO DE DURAÇÃO: 10 MIN
19. Fazer um relatório / laudo da avaliação!
* TEMPO DE DURAÇÃO: 10 MIN
20. Marcar a reavaliação!
* TEMPO DE DURAÇÃO: 1 MIN
21. Dar tchau e até a próxima!
UFA! A avaliação durou de 4 a 5 horas. Alguém aguenta?Missão impossível! Seja você mesmo!
Como então organizar sua avaliação dentro da proposta científica e ao mesmo tempo você ser capaz de gerenciar seu tempo e seu raciocínio?
Cenas dos próximos capítulos.
Artur Padão
Excelente