Será que o colar cervical ajuda a aliviar a dor?

img_default_01A cada 10 pacientes com dor cervical que atendemos, sei lá quantos usam ou já usaram um colar cervical. Orientar a imobilização do pescoço é uma “regra” frequente quando existe dor.

Seja na “Síndrome da Tiazinha” (chicote / whiplash), no pós operatório de artrodese cervical, hérnia de disco, compressão medular ou radicular por artrose, recomenda-se o colar para o alívio da dor.

Mas, sinceramente, pra que serve o colar cervical? Lembrando lá da emergência, o colar cervical é única e simplesmente para proteger o pescoço de lesões adicionais ou a piora de uma suposta lesão, por exemplo, durante o transporte de uma vítima. É isso, “Capiche”?

Para nossa alegria, em diversas situações como a própria síndrome do chicote por exemplo, se manter ativo é superior a imobilizar o pescoço. Clinicamente, vemos isso também. Porque usar orientar o colar? Mais rápido, prático e barato = menos eficiente.

Não vamos nem gastar falando da dor crônica né? Usar órteses e imobilizadores favorecem o comportamento doloroso e reforçam a incapacidade.

Quer prescrever um colar cervical para a dor? Chicote nele!

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2684205/
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3540304/

Artur Padão – Dorterapeuta

Um comentário sobre “Será que o colar cervical ajuda a aliviar a dor?

  1. Há duas semanas estou com fortes dores no pescoço… Fui três vezes ao hospital r nessa ulgltima o ortopedista mandou por o colar… Não consigo dormir c.ele posso tirar só p dormir?

    1. Olá Maria, tudo bem? De uma forma geral, o colar cervical ajuda a curto prazo, bem curto mesmo. Se for apenas por dor, não é recomendado. Já a longo prazo, causa mais prejuízo do que benefício. Abraço

  2. Bim dia.Ha anos sofro com doresprincipamente no.pescoço,na nuca pra ser precisa. Alguns ortopedistas q passei,disseram q é tensao acumulada.Ranjo muito.os dentes,tensiono muito o pescoço e pensei em.imobolizar com o colar.Lendo essa materia,desisti!!Mas.o q fazer?As dores sao o dia todo,nao durmo bem,até o soutien tenho q tirar pra dormir,pois as dores nos ombros,no pescoço me fazm chorar. Tomo torcilax de x em sempre.O q poderia fazEr pra melhorar? Atividade fisica?qual?acupuntura?complicado viu!!obg.

    1. Olá, tudo bem? Saber os motivos da tensão acumulada é lugar mais importante do que ir direto a um tratamento. Tanto o exercício quando a acupuntura aliviam as tensões, mas podem apenas “enxugar o gelo” se houver algo que mantenha a tensão persistente. abraço

    2. Cissa sofro como vc há 5 anos, descobri depois de muita luta que tenho dtm e cervicalgia, não desista, procure um neurocirurgião e um especialista em disfunção temporo mandibular. Vai ajudar..

  3. Ola boa tarde vou falar do meu caso, a duas semanas eu tive muita dor tomei remedio fortíssimo e só agora melhorou mas posso dizer que se tivesse colocado o colar antes eu tinha fica boa antes. acredito que é de caso para caso o meu foi ótimo usar o colar.

  4. Olá boa tarde, O médico da minha mãe passou pra ela usar colar cervical, ela usa 20 minutos e diz que sente muita dor, ela tá com um problema de coluna, o pescoço dela tá alto atras, é normal essa dor?

  5. Olá , boa tarde ! Fiz uma cirurgia na coluna cervical ( pescoço ) pois estava com um sério problema de hérnia ( mielopatia cervical ) estou usando o colar cervical e fui informada que o faria por 90 dias ou seja 3 meses . Ao voltar hoje pra retirada dos pontos informei a enfermeira do desconforto do uso do colar pra dormir , ela então consultou o médico que disse que eu poderia tirar pra dormir e já na próxima consulta que será daqui a 11 dias serei liberada do uso do colar ! Fiquei insegura, pois afinal fui informada de um tempo e agora mudam ? Afinal qual o tempo necessário ? Por favor me esclareça ! Muito obrigada !

    1. Olá Valdecy. A ciência mostra que o uso do colar atrapalha mais do que ajuda. Não existe tempo certo sobre o seu uso, portanto, não se saber se ele ajuda ou não. Abraço

  6. Olá. Boa tarde. Eu estou com muita dor no pescoço. Eu deitei para dormir e quando virei a minha cabeça para direita um ponto do lado esquerdo da minha cabeça começou a doer muito e respondeu até o ombro. Na hora eu nem consegui me levantar da cama. Agora eu já consegui me levantar. Será que o colar cervical iria ajudar?

  7. Eu tive um trauma de ligamento na cervical e o médico me disse que eu vou usar o colar philadefia por 6 meses vou ficar com alguma sequela e se esse método é o melhor obrigado

  8. Bom dia eu tenho uma malformação da charneira óssea occipito-vertebral tenho muitas dores de cabeça, formigueiro nas mãos e pescoço tanto de dia como de noite, tonturas e dores forte atras no pescoço e se fizer movimento para trás e para a frente com a cabeça ainda me dói mais. Que me aconselha ?

    1. Olá Tania. É possível que estes sintomas não tenham correlação com esta malformação. É necessário investigar isso. Entretanto, a maioria das dores de cabeça diárias são de origem muscular. Abraço

  9. Estou Neuralgia do Trigemio, as dores são as prescritas pela doença meu médico não quer operar quer tentar a recuperação do nervo com.medicamento,estamos na segunda etapa medicamentosa e. Nenhum resultado.Agira o neuro né passou o uso do cordão cervical Filadélfia, tenho 2 dúvidas porque usar só o Filadélfia, o que sinto é pressão no pescoço com fores que seguem atrás da orelha.

    1. Olá Giseli. O colar cervical não adiciona efeitos positivos e não existem estudos sobre seu uso na neuralgia do trigêmeo. Na verdade, tentem a aumentar as dificuldades. Abraço

  10. Boa noite dr.. Eu fui operada a 18″de Maio e tive k por o colar cervical, levei enxerto de. Osso.. Usei o philadelfia e o medico no dis 20 de junho mudou me para um semi rígido e depois o macio.. Hoje fui a consulta novamente e o médico disse k eu podia tirar o colar psrs dormir somente.. Vou começar a fisioterapia daki um tempo.. So k a questão dr ê como eu faco isso. Eu tiro o colar 5m e ja sinto uma pressão no pescoço, parece k pescoço vai cair.. Tenho receio de o tirar so para dormir, medo k ao me virar parta algo ou me aleije.. Como posso fazer dr.. Posso dormir vontade. Tenhi muito medo.. Pode me ajudar.. Ass paula
    Não sei k fazer..

    1. Olá Susana. O grande problema de usar o colar por muito tempo é deixar de usar, pois o corpo se acostuma. Mas, é só ir deixando de lado que as coisas voltam a ficar estáveis. E para isso, é necessário estar na fisioterapia para compensar o uso prolongado do colar. Sempre a fisioterapia é imediata após cirurgia, para facilitar a recuperação. Quando mais se demora a iniciar, mais tempo leva a se recuperar. Abraço

      1. Obrigado dr.. Mas diga me o medico mandou me tirar a noite para dormir, eu tenho medo k aconteça algo. Porque me posso mexer e virar o pescoço, tera algun problema se acontecer isso..

  11. Ola doutor tive um colapso na coluna cervical em L3 com pequena fratura mas ainda sinto muitas dores e meu fisioterapeuta disse para eu tirar o colete p dormi faz um mês e quinze dias,não seu se devo tenho medo de agravar a lesão.

  12. Boa tarde,

    Fui diagnosticado com hérnia de disco cervical. O primeiro medico disse que só cirurgia para resolver, o segundo preferiu usar o colar cervical por 45 dias e suspender a fisioterapia. Com quantos dias o colar cervical apresenta resultado? E se realmente preciso interromper a fisio que foi o tratamento que mais apresentou resultado?

  13. Olá Dr. Sempre tive dores na coluna mas a quase cinco anos começou uma dor no pescoço bem na Beira da nuca mais dos lados. Entrei em depressão e fiquei um ano tratando com um neurologista, ela insistia q a dor era emocional. Tomei o q vc pensar!e nada de melhorar. Sinto uma tenção muito forte, ai quanto vou girar o pescoço ele da alguns estalos. Agora depois de mais de quatro anos de dor fiz uma ressonância e mostrei a um outro neuro. Ele disse q minha dor é um pouco emocional mas q também tenho uma lordose cervical. Mandou tomar codatem, não resolveu., e mandou usar colar cervical, mas estou lendo aqui e acho q não vai melhorar. O q eu faço? A quem procuro? Sinto muita tristeza, pois é dor dia e noite, quando acordo, durante o dia em todo lugar, trabalhando ou no lazer! Nenhum remédio da jeito. Ñ faço exercício, sinto muito desânimo. Me ajude!!! Acupuntura, pilates, fisioterapia… Alguma coisa vai resolver? Abraços.

  14. Olá. Tenho fortes crises de enxaqueca,nessa ultima a dor se espalhou para o rosto e dentes do lado direito. A neurologista receiitou colar cervical durante o dia. Nos primeiros 3 dias vi resultados mas agora com 10 dias as dores voltaram. Como devo proceder?

  15. Ola doutor eu sofri um carro e estou usando um colar cervical a médica pediu pra eu usar 3meses e depois voltar lá só pra ter alta mas me sinto bem será que tenho que usar este tempo todo mesmo tive uma lesão cervical2 ?

  16. Esse colar serviria para descansar os músculos do pescoço na posição sentada? Sinto um incomodo na parte superior do pescoço, como se fosse uma pressão constante quando estou na posição vertical, acredito que seja cansaço, de ficar sentado. Se eu colocasse um colar desse algumas horas do dia, quando sentado, ele descansaria meu pescoço? Obrigado!

  17. Boa tarde! Fiz uma ressonância de coluna e deu instabilidade C1 C2, estou com colar cervical. Isto ajuda?

  18. Olá sofri um acidente de moto e estou sentindo muita dor no pescoço já bateu raio-x e não apresentou nada,se usar o colar cervical vai ajudar? Não consigo nem mecher a cabeça sozinha..

  19. Olá no meu caso já passei por vários ortopedista fiz rx não deu nada fiz por último agora não deu nada diz q tenho nódulos de tensão por isso q vem essas dores fortes tenho q fazer atividades físicas mais qual seria mais ideal nesse caso . obrigado

  20. Eu sofri um acidente a 11 meses, e não me recuperei ainda, muitas dores nos ombros, embaixo do mesmo, mãos dormentes e inchaços nos braços. Desde então sinto muitas dores de cabeça, tonturas e perda de força nos braços, sensação de peso. Fui ao médico estes dias e só o colar cervical melhorou as dores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *