Escoliose dói?

escoliose e dorComum na boca do povo, a dor na escoliose parece uma entidade. Quase todas as pessoas que tem escoliose (independente do tipo, raça, opção sexual) associam essa deformidade a dor. Não só a escoliose, mas também trazem a dor como principal problema quando existe aumento ou diminuição de curvas da coluna como lordose ou cifose.

Você pergunta: tudo bem? O que te trouxe aqui? Ai responde: eu tenho lordose e dói. Ai você, com muita calma e paz no coração responde: graças a deus que a lordose está lá.

Este estudo foi realizado no Japão e encontrou que adolescentes com escoliose idiopática tem mais dor nas costas do que aqueles sem escoliose
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3030705/

Enfim, será que ter escoliose é doloroso? Se pensarmos nas consequências ao corpo, em diversos sistemas, dependendo de quanto isso é incapacitante, pode ser que seja doloroso. Não sou expert em escoliose e quando aparece um paciente para tratar sua escoliose, eu passo a bola.

Acho que os pais quando descobrem que o filho(a) tem escoliose, isso cria um novo bibelô de cristal, onde eles farão de tudo para “resolver” o problema e evitar que sofra com dor. Quando o adulto descobre que tem escoliose, parece que recebeu uma notícia grave. Isso sim dói, isso sim dispara no sistema nervoso central um alerta vermelho, não a escoliose.

Pouco se tem sobre escoliose e dor no PUBMED. As justificativas sempre são pela deformidade, fraqueza muscular, compressão e bla bla bla. Mas, lembre-se que várias pessoas com escoliose tem essas alterações e não tem dor.

Então fala logo: Escoliose dói? O fato de saber que tem escoliose pode “ser doloroso” para alguns. Não estamos falando da estrutura do corpo, mas do entendimento sobre o que é o problema. Sentimos dor porque nosso cérebro quis produzir dor pois entendeu que existe risco a integridade do sistema. Basta saber quem fez isso: você mesmo ou alguém te falou.

Portanto, na minha humilde posição musical, escoliose não dói!

Artur Padão – Dorterapeuta

34 comentários sobre “Escoliose dói?

  1. Olá!

    Na minha humilde opinião de uma pessoa com escoliose: a escoliose causa dor sim!
    Desde o momento que acordo até quando durmo eu sinto dor nas costas. Já realizei diversos exames.
    Então é muito simples vocês tratar nossa dor como se fosse frescura, assim como os médicos nos atendem como se estivessemos reclamando de algo que não é grave.
    Pratique a empatia.

    1. A escrita do professor é a mais empática de todas!
      Ela não subestima sua dor, apenas esclarece que provavelmente a escoliose não é a causa direta desta dor fisicamente sentida!
      Não falou nada sobre dor emocional ou frescura!!!!
      Vivemos um momento de desinformação e sentir-se informado também dói!
      Viver dói, aprender dói… Muitas vezes a desinformação é nosso Deus de adoração.
      A ciência não encontra correlação entre dor e escoliose e isso é uma informação que dói!!!!

  2. Arnoldo, procure um profissional qualificado e verá que a ESCOLIOSE não é “o causador da tua insônia” e sim outros motivos, que variam de fatores psicobiológicos, sedentarismo, alimentação e obviamente excesso de informações no seu SISTEMA NERVOSO CENTRAL que pelo fato da sua crença ser maior que tudo com certeza está sempre alerta.

  3. Na minha opinião quem tem escoliose sente dor sim, pois eu tenho é sofro de muitas dores, é fácil falar que a escoliose não causa dor quando vc não tem o problema é sofre na pela suas consequências, um médico tratar esse caso como frescura e tals pra mim já mostra que ele não entende do assunto.

  4. Eu sinto muita dor devido a escoliose, exatamente por eu sentir dor que procurei um ortopedista e foi constatado que tenho escoliose…. Antes disso não sabia qual era a causa.
    Mas existe tratamento para a amenizar a dor, estou fazendo, espero que melhore.
    Enfim é fácil julgar sem conhecer .

    1. Tatiana, a gente acredita na dor das pessoas. Mas, quando olhamos para os estudos entre escoliose e dor, os resultados mostram que não existe associação entre ambos. Mas, se você diz que dói, eu acredito.

  5. O dia que vc tiver 50 graus de escoliose você escreve um novo artigo seu bosta,escoliose doi sim e pronto acabou,a relaçao nao deve ser feita a partir de “estudos” e sim nas pessoas que tem a doença seu animal

    1. Rir é melhor do que chorar por seu comentário. Traga sua educação de casa para o mundo virtual. Sugiro você estudar mais e se informar a respeito para não pagar mico nas mídias.

      1. Meu caro Artur, se vc se juga tão expert no assunto, deveria saber que existe um grau em cada patologia, escoliose são diagnosticadas por grau… logo um paciente com mais de 40• ou mais 60• são pacientes que são indicados logo para uma cirurgia…
        Leitura 📖 é sempre bom 😉
        Aliás qual o seu Crm mesmo ?! Rs

        1. Realmente se voce estudasse apenas um pouco saberia que patologia não tem nada a ver com dor, muito menos com o grau de escoliose. A neurociência da dor está aí pra isso. Ignorância é uma dádiva para poucos e apenas lhe digo parabéns.

  6. Não dói? É claro que dói! Com 9 anos eu tinha dor de coluna na escola e minha mãe achava que era frescura, mas por via das dúvidas ela me levou ao médico, e quando viu meu Raio-x, o ortopedista deu a notícia que tenho escoliose. Tratei por algum tempo e realmente, o RPG estava “colocando” minha coluna no lugar e consequentemente a dor diminuiu bastante. Hoje como nem sei como está, mas só sei que ainda tenho pois não terminei o tratamento, sinto muita dor, principalmente nos pontos que minha coluna é torta.

  7. Meu caro Artur, se vc se juga tão expert no assunto, deveria saber que existe um grau em cada patologia, escoliose são diagnosticadas por grau… logo um paciente com mais de 40• ou mais 60• são pacientes que são indicados logo para uma cirurgia…
    Leitura 📖 é sempre bom 😉
    Aliás qual o seu Crm mesmo ?! Rs

    1. Critica a postagem com fundamento vai, e sem mimimi. Eu sei que é possível, pra não pagar mico no comentário!

  8. Acho que nasci com escoliose , estava internada aos 6 anos por causa de uma doença nos rins e os medicos descobriram a escoliose boa exames periodicos no hospital, de lá já fui indicada para tratamento no hospital Sarah , usei um colete horrível por bom tempo .
    Hoje tenho 50 anos com scoliosis degenerativa , o tempo de uso do colete não adiantou de nada e sinto dores sim !
    Muita dor , já fiz fiaioterapias , RPG, pilates e nada resolveu . As vezes parece que está imflamado de tanto que dói .

  9. Acho que nasci com escoliose , estava internada aos 6 anos por causa de uma doença nos rins e os medicos descobriram a escoliose boa exames periodicos no hospital, de lá já fui indicada para tratamento no hospital Sarah , usei um colete horrível por bom tempo .
    Hoje tenho 50 anos com scoliosis degenerativa , o tempo de uso do colete não adiantou de nada e sinto dores sim !
    Muita dor , já fiz fiaioterapias , RPG, pilates e nada resolveu . As vezes parece que está imflamado de tanto que dói .

  10. Fui.a um ortopedista com dor nas costas entre as ombreiras fiz rx constatou escoliose ….ele passou remédio para dor e fisioterapia…..ele é maluco ..?.passou remédio e fisioterapia para algo que nao dói?

  11. Descobri que tenho escoliose porque consultei uma medicina alternativa, a osteopatia. Estava cansada dos médicos alopatas ortopedistas, fazerem pouco caso das minhas dores e dizerem que era depressão. Meus parentes até me levaram à uma igreja Protestante, sendo que sou Católica praticante, achando que tinha um ” encosto”. Rss
    Tomei antidepressivos e ansiolíticos, por anos. As dores só aumentaram e fiquei dependente de alprazolam. Acordava como se um “caminhão estivesse passado por cima de mim”. Sentia dor no pescoço, costas e na região lombar, pernas, cabeça, prisão de ventre, entre outros problemas. Faz pouco tempo que faço tratamento com osteopata.
    Estou bem melhor em pouco tempo já diminuíram as dores e estou mais feliz, porque quem sente dor em muitos lugares do corpo e não tem um tratamento adequado não tem como ter momentos de alegria. Pago um plano de saúde caríssimo, que não cobre esse tratamento que faço. Porém não vou abrir mão dele e vale cada centavo, além de tudo o Osteopata me trata como um ser humano. Só continuo pagando o plano de saúde, por precaução para outros problemas de saúde, não para esse. Deixo aqui minha indignação quanto ao atendimento dos médicos alopatas, principalmente daqui da minha cidade: Vitória ES.

  12. Eu tenho escoliose e minhas dores são infernais. Descobrir que tinha aos 13 anos e pq eu reclamava muito aos meus pais, mas eles achavam que era mentira por ser uma criança. Certo dia eu pedi que me levassem ao hospital pq eu não aguentava mais, chegando lá fizeram um raio-x onde foi constatado que realmente tinha algo anormal pq a coluna vertebral estava em uma curva assustadora… De lá pra cá minhas dores só vem me deixando cada vez mas triste, peço ao Autor desse documentário ou texto argumentativo seja lá oq for, que refaça novos estudos e que pense bem antes de publicar um textinho afirmando que uma doença não sente dor sem que nem ele(Autor) msm tem essa doença e que ele não sente nossas(pessoas com escoliose) dores para falar que isso tudo é “mi mi mi”… Por obséquio repense

    1. Ana, você parece uma pessoa que gosta de estudar e conhecer sobre sua condição. É o que eu acho que você deveria fazer com seu conhecimento (não suas dores em si) sobre neurociência da dor. Simples!

  13. Parabéns Artur por sua lucidez. Relacionar a dor como causa direta a presença da escoliose é errado. O quadro doloroso pode ser secundário ao desequilíbrio muscular. Infelizmente a desinformação que parte principalmente de profissionais de saúde que desconhecem a doença é a maior causa dessa histeria. O desconforto doloroso merece atenção, respeito e condução terapêutica adequada.

  14. aqui tinha que ter a opçao curtir o comentario, suas respostas sao otimas, teriam varios likes, tenho escoliose e isto nao doi, o que eu sinto é um desconforto muscular e um pouco de falta de ar. pararabens pelo artigo.

  15. Olá! Na verdade escoliose causa dores sim eu sinto dores 24/24 h sinto dores da cintura, costela, na parte deformada, sinto aperto do coração, pulmões e tenho dificuldades de respirar, na verdade escoliose não dói na fase inicial eu também não sentia dores na fase inicial agora que meu caso está bem avançado sinto muita dor e nem posso livrar-m da dor porque aqui em Moçambique não faz-se cirurgia de coluna vertebral e nem tenho condições para fazer o tratamento fora do país.
    Quando algumas pessoas dizem que não dói escoliose dou um pouco de razão porque já estive com pessoas com escoliose e sempre diziam que não sente nenhuma dor, neste caso depende do organismo da pessoa é da deformidade de cada um.

  16. Escoliose dói sim! O ombro pesa, a pescoço incomoda, a coluna lateja, ficar em pé dói, a postura é torta que só ajuda a doer mais. Minha mãe que descobriu quando eu era criança, então eu não fazia a mínima ideia, fazia fisioterapia, fazia RPG e nem sabia o por que. Mas que escoliose dói ? Dói sim.

  17. Escoliose dói sim. Eu Tenho, jamais é psicológico. Descobri com 12 anos, no início eu não sentia dor… Mas com o passar do tempo foi se agravando e hoje tenho 25 anos e sinto mta dor. Amigo Autor jamais queira estar na pele de uma pessoa com Escoliose, repense seu texto!

  18. Eu tenho 13 anos e descobri que tenho escoliose com 11 anos e eu fui falando que eu estava sentindo muita dor nas costas minha mãe me dava remédio fui ao médico depois de algum tempo pra fazer um xecape e descobri que tinha escoliose fiz RPG e não ajudou então uso colete e doí sim

  19. Bom. Compreendo sua visão Artur, porém penso de maneira diferente porque como em vários comentários aqui presentes eu só fui diagnosticado com escoliose por ter ido ao médico reclamar das dores e mesmo diante do diagnóstico eu não fiquei surpreso.
    Comecei a fazer fisioterapia, usei colete por aproximadamente um ano e meio e tinha acompanhamento psicológico. As dores diminuíram mas não sumiram, por isso penso que mesmo tendo compreensão da doença e tentando manter ao máximo uma vida saudável as dores não passam.
    Também penso que se toda dor é uma percepção cerebral e o cérebro ao perceber alguma anormalidade em relação a escoliose ele gerar do, então escoliose dói sim. Acredito que julgar essa dor é a mesma coisa que desconsiderar dores emocionais; porém compreendo sua visão sobre o assunto e a respeito.

  20. Boa noite a todos. O senhor Artur está totalmente enganado em relação a escoliose. Tenho dores fortíssimas por causa da escoliose . Dores que parecem que vão abrir minhas costelas ao meio.

      1. Obrigada por tanta clareza de pensamento e segurança para estabelecer relações com a verdade! #nocebados

  21. A ciência já caiu, pra mim, em discredito há muito tempo, há um tempo atrás se dizia que café fazia bem, hoje que faz mal… Essa nojeira de que escoliose nao gera dor é outra asneira. Acho que deveria haver pelo menos um pouco de respeito pelas pessoas que sofrem tantas dores com essa patologia. Ninguém responde mais esse cara, pra vê se ele procura fazer outra coisa da vida. Aproveita evolui a ciência, que com esse tipo de visão fica cada dia mais longe de ajudar as pessoas, o que ela realmente deveria fazer.

    1. Falta de interpretação de texto leva às pessoas a comentar o que elas desconhecem sobre ciência da dor. Um exemplo disso é achar que só porque a ciência apresenta algo isso significa que está ignorando os pacientes. Isso está longe de ser verdade. Relação entre causa e efeito / escoliose e dor é fraca e incosistente. Dor é um fenômeno complexo e jamais será a escoliose a culpada disso, mas sim a interação de uma série de fatores. Aproveita e leia novamente o texto e sobre ciência da dor. Isso pode lhe ajudar e muito. Assim a gente ajuda as pessoas com respeito e cuidado.

  22. Eu e meu pai temos escoliose e não sentimos dor nas costas e nem dificuldade para respirar. Meu pai é totalmente inclinado para a direita, mas não sente dor. Há seis meses tenho dor no braço direito e pouca dor no braço esquerdo. Isso acontece quando durmo e também sinto formigamento em ambas as mãos. O que poderá ser isso? Será algum nervo pinçado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.