Escoliose dói?

escoliose e dorComum na boca do povo, a dor na escoliose parece uma entidade. Quase todas as pessoas que tem escoliose (independente do tipo, raça, opção sexual) associam essa deformidade a dor. Não só a escoliose, mas também trazem a dor como principal problema quando existe aumento ou diminuição de curvas da coluna como lordose ou cifose.

Você pergunta: tudo bem? O que te trouxe aqui? Ai responde: eu tenho lordose e dói. Ai você, com muita calma e paz no coração responde: graças a deus que a lordose está lá.

Este estudo foi realizado no Japão e encontrou que adolescentes com escoliose idiopática tem mais dor nas costas do que aqueles sem escoliose
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3030705/

Enfim, será que ter escoliose é doloroso? Se pensarmos nas consequências ao corpo, em diversos sistemas, dependendo de quanto isso é incapacitante, pode ser que seja doloroso. Não sou expert em escoliose e quando aparece um paciente para tratar sua escoliose, eu passo a bola.

Acho que os pais quando descobrem que o filho(a) tem escoliose, isso cria um novo bibelô de cristal, onde eles farão de tudo para “resolver” o problema e evitar que sofra com dor. Quando o adulto descobre que tem escoliose, parece que recebeu uma notícia grave. Isso sim dói, isso sim dispara no sistema nervoso central um alerta vermelho, não a escoliose.

Pouco se tem sobre escoliose e dor no PUBMED. As justificativas sempre são pela deformidade, fraqueza muscular, compressão e bla bla bla. Mas, lembre-se que várias pessoas com escoliose tem essas alterações e não tem dor.

Então fala logo: Escoliose dói? O fato de saber que tem escoliose pode “ser doloroso” para alguns. Não estamos falando da estrutura do corpo, mas do entendimento sobre o que é o problema. Sentimos dor porque nosso cérebro quis produzir dor pois entendeu que existe risco a integridade do sistema. Basta saber quem fez isso: você mesmo ou alguém te falou.

Portanto, na minha humilde posição musical, escoliose não dói!

Artur Padão – Dorterapeuta

13 comentários sobre “Escoliose dói?

  1. Olá!

    Na minha humilde opinião de uma pessoa com escoliose: a escoliose causa dor sim!
    Desde o momento que acordo até quando durmo eu sinto dor nas costas. Já realizei diversos exames.
    Então é muito simples vocês tratar nossa dor como se fosse frescura, assim como os médicos nos atendem como se estivessemos reclamando de algo que não é grave.
    Pratique a empatia.

  2. Arnoldo, procure um profissional qualificado e verá que a ESCOLIOSE não é “o causador da tua insônia” e sim outros motivos, que variam de fatores psicobiológicos, sedentarismo, alimentação e obviamente excesso de informações no seu SISTEMA NERVOSO CENTRAL que pelo fato da sua crença ser maior que tudo com certeza está sempre alerta.

  3. Na minha opinião quem tem escoliose sente dor sim, pois eu tenho é sofro de muitas dores, é fácil falar que a escoliose não causa dor quando vc não tem o problema é sofre na pela suas consequências, um médico tratar esse caso como frescura e tals pra mim já mostra que ele não entende do assunto.

  4. Eu sinto muita dor devido a escoliose, exatamente por eu sentir dor que procurei um ortopedista e foi constatado que tenho escoliose…. Antes disso não sabia qual era a causa.
    Mas existe tratamento para a amenizar a dor, estou fazendo, espero que melhore.
    Enfim é fácil julgar sem conhecer .

    1. Tatiana, a gente acredita na dor das pessoas. Mas, quando olhamos para os estudos entre escoliose e dor, os resultados mostram que não existe associação entre ambos. Mas, se você diz que dói, eu acredito.

  5. O dia que vc tiver 50 graus de escoliose você escreve um novo artigo seu bosta,escoliose doi sim e pronto acabou,a relaçao nao deve ser feita a partir de “estudos” e sim nas pessoas que tem a doença seu animal

    1. Rir é melhor do que chorar por seu comentário. Traga sua educação de casa para o mundo virtual. Sugiro você estudar mais e se informar a respeito para não pagar mico nas mídias.

      1. Meu caro Artur, se vc se juga tão expert no assunto, deveria saber que existe um grau em cada patologia, escoliose são diagnosticadas por grau… logo um paciente com mais de 40• ou mais 60• são pacientes que são indicados logo para uma cirurgia…
        Leitura 📖 é sempre bom 😉
        Aliás qual o seu Crm mesmo ?! Rs

        1. Realmente se voce estudasse apenas um pouco saberia que patologia não tem nada a ver com dor, muito menos com o grau de escoliose. A neurociência da dor está aí pra isso. Ignorância é uma dádiva para poucos e apenas lhe digo parabéns.

  6. Não dói? É claro que dói! Com 9 anos eu tinha dor de coluna na escola e minha mãe achava que era frescura, mas por via das dúvidas ela me levou ao médico, e quando viu meu Raio-x, o ortopedista deu a notícia que tenho escoliose. Tratei por algum tempo e realmente, o RPG estava “colocando” minha coluna no lugar e consequentemente a dor diminuiu bastante. Hoje como nem sei como está, mas só sei que ainda tenho pois não terminei o tratamento, sinto muita dor, principalmente nos pontos que minha coluna é torta.

  7. Meu caro Artur, se vc se juga tão expert no assunto, deveria saber que existe um grau em cada patologia, escoliose são diagnosticadas por grau… logo um paciente com mais de 40• ou mais 60• são pacientes que são indicados logo para uma cirurgia…
    Leitura 📖 é sempre bom 😉
    Aliás qual o seu Crm mesmo ?! Rs

    1. Critica a postagem com fundamento vai, e sem mimimi. Eu sei que é possível, pra não pagar mico no comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.