E A CIÊNCIA DIZ NÃO PARA A ARTRODESE LOMBAR

Não é novidade. A artrodese lombar, cirurgia que prende a coluna, atrapalha mais do que ajuda os pacientes com dor lombar. Prender a coluna com vigas e parafusos traz consequências desastrosas, endurece o corpo e enfraquece os músculos. Especialmente para aqueles que operam sem necessidade.

Um estudo publicado em um dos principais jornais científicos do mundo mostrou que fazer a cirurgia de artrodese lombar não ajuda os pacientes a longo prazo. Ao final de 2 anos e 5 anos, os resultados em relação a melhora das funções foi o mesmo, mostrando que a incapacidade moderada não mudava ao longo do tempo e era praticamente a mesma das pessoas que não operavam.

http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1513721?query=TOC

E porque a artrodese também não ajuda a curto prazo? Estudos mostram que o paciente é mal orientado e mal assistido no pós operatório, fica perdido, recebe restrições e proibições que aumentam a incapacidade sem menor necessidade. O retorno as atividades que deveria ser precoce bate de frente com a falta de conhecimento dos cirurgiões, que levam o paciente a mais incapacidade, repouso e a iatrogenias.

Sem contar a fibrose ao redor dos nervos que não tem volta, podendo causar algo que não tinha antes: dor dos nervos.

Por isso, fugir da artrodese é mais que uma obrigação, é um dever. Sempre procure um tratamento conservador antes de qualquer decisão. A saúde da sua coluna agradece.

A artrodese tem seu espaço nas doenças graves, mas longe da dor.

Artur Padão

26 comentários sobre “E A CIÊNCIA DIZ NÃO PARA A ARTRODESE LOMBAR

  1. Bom saber em 2016 fiz na s1 l5 sinto dores terríveis não consigo ficar mt em pé e nem mt tempo sentada dois muito os nervos onde vez a cirurgia e os da perna direita agora a da esquerda está comesando a doer também tinha esperança de ficar Boa após a cirurgia mais nao foi o q aconteceu MT difícil viu e frustrante demais 😢😢

    1. Estou na mesma situação. Me arrependo amargamente de ter feito a cirurgia. Sinto dores terríveis e ainda tenho que trabalhar e a minha profissão exige muito esforço físico.😢

    2. Estou na mesma situação. Fiz faz 2 meses, e agora estou pior que antes. Pelo que saiu na Ressonância, meu caso se agravou. Terei que fazer outra cirurgia. Muito triste tudo isso. Estou no INSS e morrendo de medo de não passar na perícia conclusiva. Mas Deus está comigo (MDPF). Vc esta melhor agora?

  2. Bom dia também fiz uma artrodese lombar l4 l5 S1 com 6 pinos devido a uma hérnia de disco comprimindo o nervo da perna direita. No começo sofri mas melhorei agora com 1 e 4 meses voltei a sentir dor na perna direita o que pode ser? Será alguma coisa grave? Tem dia que não consigo nem andar mas deitada dói de pé dói e está pulando o nervo da perna . Meu e-mail é mo12ni35cafranciosa@gmail.com

  3. Boa noite. A 7 anos fiz cirurgia na coluna lombar, foi colocado 6 parafusos, tenho eletrodo medular implantado mesmo assim sinto muitas dores e fraquezas nas pernas, haveria alguma chance de melhora caso pudesse retirar esses parafusos. Obrigada

    1. Olá Luzinete. Pouco provável, a não ser que os parafusos em si estejam causando problema. E vc já esta em uso de um estimulador medular, que é um tratamento para complexo para dores de nervos. Seguir adiante é necessário, apesar da dores. Abraço e boa sorte

  4. Bom dia, já realizei 3 cirurgias na coluna lombar. Na segunda foi feita a artrodese lombar em 4 níveis, em menos de 2 anos a haste do lado esquerdo fraturou, foi realizado uma terceira cirurgia para a correção e subiu mais um nível, porque o pediculo fraturou quando a haste quebrou. Agora, depois de 10 anos, descubro que um parafuso está solto e um outro material se soltou. O médico solicitou uma nova cirurgia, para a retirada da artrodese para fazer uma tomografia.
    Minha dúvida, como a coluna pode se comportar com a retirada da fixação? Estou muito insegura com este novo procedimento. O que você pode orientar?

  5. Arthur, vc pode me indicar algum cirurgião da sua confiança? Meu pai esta com a C1 fora do eixo, de acordo com seu Neuro cirurgião é obrigatória a cirurgia de artrodese cervical. Porque a qualquer momento pode acabar de deslocar e vir a óbito.
    Precisamos de uma segunda opinião confiável urgente. Muito obrigada.

  6. Arthur, vc pode me indicar algum cirurgião da sua confiança? Meu pai esta com a C1 fora do eixo, de acordo com seu Neuro cirurgião é obrigatória a cirurgia de artrodese cervical. Porque a qualquer momento pode acabar de deslocar e vir a óbito.
    Precisamos de uma segunda opinião confiável urgente. Muito obrigada. Vou deixar meu email no campo abaixo.

  7. Boa tarde a três meses fiz uma artrose lombar nos níveis L5-S1, hérnia extrusa, fragmentos, degeneração etc.
    As dores não passavam falei com meu médico ele disse que era normal que o que eu tinha era fibromialgia, procurei uma segunda opinião,o Dr me examinou porque eu tenho muita dor que desce para as duas pernas mas na direita,e constatou que eu perdi a força na perna e no pé,pediu novamente ressonância e uma ultrassom do quadril o de foi constatado a tendinite.
    Na ressonância deu hérnia discal na L4-L5, protusão, abaulamento na L5-S1 o de já tenho parafusos, osteófitos, degeneração e que um dos parafusos está entrando no canal vertebral… será que terei que me submeter a nova cirurgia.

  8. fiz a cirurgia em 2010 e tive uma recuperação de 18 meses com muita fizio e hidro terapia,sendo que a hidro foi a que deu mais resultado.nao sinto dor e nem senti após a cirurgia, para deixar bem claro sou carteiro e trabalho de bike e quem já viu um sabe que a exigência física é grande.Algo que eu gostaria de salientar muitas vezes a demora em decidir o que fazer causa problemas crônicos que cirurgia ou tratamento algum dará geito,entre o início da minha dor e a cirurgia foram apenas 6 meses,acho que foi crucial para meu resultado.

  9. Tinha 8 hérnia de disco , 5 na cervical e 3 na lombar opere a cervical em março 2011 e em agosto de 2011 também operei a lombar ao todo são 14 parafusos e as placas na cervical tem p enxerto faço hidroginástica e musculação uso salto pinto e bordo sempre coloquei na cabeça q eu que comando meus parafusos e não eles mesmo pq vieram depois e eles que tinham que se adaptar ao meu jeito ligado ao 220 w quando mudo de carga na academia sinto um pouco mas nada que eu não suporte e sinceramente faria novamente as operações novamente e dou graças a deus por Ele ter colocado um médico maravilhoso e com
    Uma competência incrivel no meu caminho tem 45 anos e ti muito bem graça a Deus meu médico foi de Márcio Penna do hospital Porto dias em Belém do Pará

  10. Boa tarde fiz cirurgia em 2016 colocação de 6 pinos e duas artes .continuei com muitas dores foi verificado que a hernia continua lá em 2017 fiz nova cirurgia colocação de 10 pinos dps de alguns dias os pontos abriram fui pra nova cirurgia diagnóstico de ostiomioelite fez a troca dos pinos e limpeza .passou um 15 dias novamente abriu os pontos mais outra cirurgia 2 dois meses na hospital e UTI tomando antibiótico e morfina em 2018 pra controle da dor foi colocado um neuro estimulador medular no qual ainda sinto dores dos choques e das dores da coluna e tomo morfina de 30 ml a cada 6 horas e remédio pra dormir pois a dor intensa e remédio pra depressão não saio muito pouco da cama pois dor 24 horas já fui em vários médicos todos dizem que não vão mexer mais que tenho q conviver com dor Cid 52.1 dor crônica intratável

  11. Boa noite , me chamo Angelo fiz a cirurgia de artodrese lombar pra colocação de 6 pinos , graças a Deus a cirurgia ocorreu bem nos meus primeiros dias ,não estava sentindo dor , agora com 1 mês da cirurgia, estou sentindo uma dor quando me viro de ambos lado, e quando estou de costas , às vezes não sinto forças pra conseguir se levantar , parece que tem um ímã puxando a coluna pra baixo , é normal isso ?

  12. No ano de 2017 fiz 3 cirurgias na região lombar, a ultima foi a artrodese, coloquei 6 parafusos, e ao ler todos os comentários me sinto extremamente sortuda, pois foi o que me tirou da cama! Eu só chorava e gritava de dor, nenhuma posição aliviada as dores, e fora isso, estava correndo o risco de perder o movimento das pernas. Tive o prazer de ter um neurocirurgião que realmente se dedicou ao meu caso, me orientou e cuidou de mim muito bem! Hoje faço academia, ando de salto, pulo, corro, tenho uma vida normal e sem dores, é claro que tem dias que acordo um pouco dolorida, mas nem se compara com a sobrevida que tinha antes da cirurgia.
    Portanto, eu acho q se realmente é necessário, deve se fazer a cirurgia, eu fiquei 1 ano em cadeira de rodas, dores, tentativas de tratamento frustadas! Além disso, sempre procure uma segunda, terceira, quarta, quinta opinião, eu passei por 10 médicos, para realmente achar um que aceitasse o caso e me tratasse com todo o carinho e respeito que temos ter.

  13. Fiz uma cirurgia em 2017 para retirada de uma ernia onde tive uma lesao de raiz nervosa.! Fiquei pior depois de operar. 3 meses depois fiz uma artrodese onde melhorei com o passar do tempo, porem hoje nao consigo ficar muito tempo em pé e nem sentado seria nornal isso?

  14. Olá,fiz uma artrodese lombar há um mês atrás. Estou muito preocupada porque tenho dor na perna esquerda que piora quando estou deitada. Antes de ser operada não tinha esta dor. O cirurgião diz que vai passar com o tempo. Será

  15. Olá Arthur, estou com muitas dores nas costas. Praticamente fazendo compressa o dia todo e passando pomada salompas. Levei a RNM ao meu ortopedista que me disse que estou com hérnias na cervical e lombar. Quer fazer a ARTRODESE em ambas regiões. Lendo tudo isso a respeito estou muito indecisa e também perdida, porque não sei o que fazer. Tenho sofrido muito de dores que tem atrapalhado minha rotina diária e qualidade de vida. Me ajude, por favor.

  16. OI a todos fiz uma cirurgia de Artrodese Lombar a dois anos foi uma catástrofe 10 parafusos,logo após uma infecção que tiveram que abrir novamente para limpeza, devido aos antibióticos uma alergia onde entre cirurgia e alergia mais de 50 dias internado,após 90 dias muitas dores procurei outros médicos neurologistas que me disseram que não havia necessidade de uma cirurgia tão grande para o problema que tinha e nestas novas consultas me informaram que tinha 2 parafusos soltos,fui novamente para cirurgia para retirada dos parafusos e corte das duas hastes,após mais 3 meses as cores continuaram,internei para infiltração depois para RIZOTOMIA as dores continuaram,novamente fui para cirurgia para troca de todo material hoje estou com 8 parafusos L3 A S1 e três CASES fazem 5 meses da ultima cirurgia e continuo com muitas dores e e fraqueza nas pernas embora esteja fazendo reforço de musculatura duas vezes por semana,digo aos senhores pensem bem antes de uma cirurgia de Lombar, e verifiquem o profissional, embora quem fez a minha primeira cirurgia é intitulado PROFESSOR DOUTOR e atende em um dos melhores hospitais de SP,mas o que posso dizer aos senhores que leem e tem problema de coluna procurem um neuro que faça uma cirurgia minimamente invasiva que será menos sofrimento que abrir um palmo de costas como o ortopedista fez comigo.

  17. Tenho 50 anos e Retirei 3 hérnias na lombar em 03/2014 tenho desde então 8 parafusos,2hastes e 1 espacador, FOI A MELHOR COISA Q FIZ!!! Tenho alguma dor? Sim mas nada comparado as idas ao hospital e morfina.Voltei aos treinos de judô há 3 anos, entro em competições e faço musculação 5x na semana.
    Acredito que o médico TEM Q SER MUITO BOM e sim foi o meu caso. O fortalecimento muscular é essencial na recuperação, não espere melhorar sentado….. E melhoras a todos

  18. Acho que o artigo tem que ter muito cuidado quando a pessoa REALMENTE tem indicação de realizar a artrodese de coluna como era o meu caso, pois ao ler o artigo e alguns comentários muitos podem desistir, quando sabemos que há casos que é a única opção. Tenho 4 hérnias na região lombar há quase 30 anos. Inúmeros tratamentos e a cada crise piorava. Na última fiquei 4 meses em crise sem andar, com 2 internamentos, o último de 24 dias e uma tentativa ainda de infiltração e bloqueio em bloco sem nenhum resultado. Tomava morfina de 6 e 6 horas e nem a morfina estava fazendo mais efeito pois gritava de dor. Enfim… Fiz recentemente a cirurgia com uma excelente equipe mas já sinto melhoras. A dor insuportável que irradiava para a perna esquerda já desapareceu. Tenho ainda dor do pós cirúrgico apenas. Então… Quem REALMENTE necessita fazer a artrodese não se amedronte com tantos relatos que infelizmente não tiveram resultados satisfatórios, talvez por técnica errada, por não ser indicação para o caso.

  19. Olá fiz uma Artrodese lombar L4L5 dia 10/03/19.
    Fiz pq foi minha única opção. Estava internada pela segunda vez, e nessa ja não andava, não sentava, não conseguia nem falar de tanta dor.
    Tomava muitos medicamentos e a dor não diminuía nem um pouquinho.
    Morfina reduzia um pouco dirante apenas 2 min… enfim meu pé direito parou de mexer e precisei mesmo operar. A cirurgia foi ótima. Fui pra casa sem dor e ja movendo o pé. Mas com a mobilidade muito limitada.
    Primeiro mês é difícil. Eu dependia de alguem me ajudando pra tudo e algumas dores que surgem parecia que não deu certo. Mas no segundo mês já me sentia melhor, as coisas vão voltando para o lugar. A fisioterapia começa e ajuda bastante.
    Agora terminei a fisioterapia e amanhã vou ao médico pra ver se ja posso fazer um RPG, hidro ou pilates.
    Até agora posso dizer que graças a Deus encontrei um bom médico que me operou. Pois mesmo quando sinto algumas dores, nada se compara ao que vive naqueles dias terríveis.

    Volto para contar mais em breve .

    Que Deus nos abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.