E A CIÊNCIA DIZ NÃO PARA A ARTRODESE LOMBAR

Não é novidade. A artrodese lombar, cirurgia que prende a coluna, atrapalha mais do que ajuda os pacientes com dor lombar. Prender a coluna com vigas e parafusos traz consequências desastrosas, endurece o corpo e enfraquece os músculos. Especialmente para aqueles que operam sem necessidade.

Um estudo publicado em um dos principais jornais científicos do mundo mostrou que fazer a cirurgia de artrodese lombar não ajuda os pacientes a longo prazo. Ao final de 2 anos e 5 anos, os resultados em relação a melhora das funções foi o mesmo, mostrando que a incapacidade moderada não mudava ao longo do tempo e era praticamente a mesma das pessoas que não operavam.

http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1513721?query=TOC

E porque a artrodese também não ajuda a curto prazo? Estudos mostram que o paciente é mal orientado e mal assistido no pós operatório, fica perdido, recebe restrições e proibições que aumentam a incapacidade sem menor necessidade. O retorno as atividades que deveria ser precoce bate de frente com a falta de conhecimento dos cirurgiões, que levam o paciente a mais incapacidade, repouso e a iatrogenias.

Sem contar a fibrose ao redor dos nervos que não tem volta, podendo causar algo que não tinha antes: dor dos nervos.

Por isso, fugir da artrodese é mais que uma obrigação, é um dever. Sempre procure um tratamento conservador antes de qualquer decisão. A saúde da sua coluna agradece.

A artrodese tem seu espaço nas doenças graves, mas longe da dor.

Artur Padão

18 comentários sobre “E A CIÊNCIA DIZ NÃO PARA A ARTRODESE LOMBAR

  1. Bom saber em 2016 fiz na s1 l5 sinto dores terríveis não consigo ficar mt em pé e nem mt tempo sentada dois muito os nervos onde vez a cirurgia e os da perna direita agora a da esquerda está comesando a doer também tinha esperança de ficar Boa após a cirurgia mais nao foi o q aconteceu MT difícil viu e frustrante demais 😢😢

    1. Estou na mesma situação. Me arrependo amargamente de ter feito a cirurgia. Sinto dores terríveis e ainda tenho que trabalhar e a minha profissão exige muito esforço físico.😢

    2. Estou na mesma situação. Fiz faz 2 meses, e agora estou pior que antes. Pelo que saiu na Ressonância, meu caso se agravou. Terei que fazer outra cirurgia. Muito triste tudo isso. Estou no INSS e morrendo de medo de não passar na perícia conclusiva. Mas Deus está comigo (MDPF). Vc esta melhor agora?

  2. Bom dia também fiz uma artrodese lombar l4 l5 S1 com 6 pinos devido a uma hérnia de disco comprimindo o nervo da perna direita. No começo sofri mas melhorei agora com 1 e 4 meses voltei a sentir dor na perna direita o que pode ser? Será alguma coisa grave? Tem dia que não consigo nem andar mas deitada dói de pé dói e está pulando o nervo da perna . Meu e-mail é mo12ni35cafranciosa@gmail.com

  3. Boa noite. A 7 anos fiz cirurgia na coluna lombar, foi colocado 6 parafusos, tenho eletrodo medular implantado mesmo assim sinto muitas dores e fraquezas nas pernas, haveria alguma chance de melhora caso pudesse retirar esses parafusos. Obrigada

    1. Olá Luzinete. Pouco provável, a não ser que os parafusos em si estejam causando problema. E vc já esta em uso de um estimulador medular, que é um tratamento para complexo para dores de nervos. Seguir adiante é necessário, apesar da dores. Abraço e boa sorte

  4. Bom dia, já realizei 3 cirurgias na coluna lombar. Na segunda foi feita a artrodese lombar em 4 níveis, em menos de 2 anos a haste do lado esquerdo fraturou, foi realizado uma terceira cirurgia para a correção e subiu mais um nível, porque o pediculo fraturou quando a haste quebrou. Agora, depois de 10 anos, descubro que um parafuso está solto e um outro material se soltou. O médico solicitou uma nova cirurgia, para a retirada da artrodese para fazer uma tomografia.
    Minha dúvida, como a coluna pode se comportar com a retirada da fixação? Estou muito insegura com este novo procedimento. O que você pode orientar?

  5. Arthur, vc pode me indicar algum cirurgião da sua confiança? Meu pai esta com a C1 fora do eixo, de acordo com seu Neuro cirurgião é obrigatória a cirurgia de artrodese cervical. Porque a qualquer momento pode acabar de deslocar e vir a óbito.
    Precisamos de uma segunda opinião confiável urgente. Muito obrigada.

  6. Arthur, vc pode me indicar algum cirurgião da sua confiança? Meu pai esta com a C1 fora do eixo, de acordo com seu Neuro cirurgião é obrigatória a cirurgia de artrodese cervical. Porque a qualquer momento pode acabar de deslocar e vir a óbito.
    Precisamos de uma segunda opinião confiável urgente. Muito obrigada. Vou deixar meu email no campo abaixo.

  7. Boa tarde a três meses fiz uma artrose lombar nos níveis L5-S1, hérnia extrusa, fragmentos, degeneração etc.
    As dores não passavam falei com meu médico ele disse que era normal que o que eu tinha era fibromialgia, procurei uma segunda opinião,o Dr me examinou porque eu tenho muita dor que desce para as duas pernas mas na direita,e constatou que eu perdi a força na perna e no pé,pediu novamente ressonância e uma ultrassom do quadril o de foi constatado a tendinite.
    Na ressonância deu hérnia discal na L4-L5, protusão, abaulamento na L5-S1 o de já tenho parafusos, osteófitos, degeneração e que um dos parafusos está entrando no canal vertebral… será que terei que me submeter a nova cirurgia.

  8. fiz a cirurgia em 2010 e tive uma recuperação de 18 meses com muita fizio e hidro terapia,sendo que a hidro foi a que deu mais resultado.nao sinto dor e nem senti após a cirurgia, para deixar bem claro sou carteiro e trabalho de bike e quem já viu um sabe que a exigência física é grande.Algo que eu gostaria de salientar muitas vezes a demora em decidir o que fazer causa problemas crônicos que cirurgia ou tratamento algum dará geito,entre o início da minha dor e a cirurgia foram apenas 6 meses,acho que foi crucial para meu resultado.

  9. Tinha 8 hérnia de disco , 5 na cervical e 3 na lombar opere a cervical em março 2011 e em agosto de 2011 também operei a lombar ao todo são 14 parafusos e as placas na cervical tem p enxerto faço hidroginástica e musculação uso salto pinto e bordo sempre coloquei na cabeça q eu que comando meus parafusos e não eles mesmo pq vieram depois e eles que tinham que se adaptar ao meu jeito ligado ao 220 w quando mudo de carga na academia sinto um pouco mas nada que eu não suporte e sinceramente faria novamente as operações novamente e dou graças a deus por Ele ter colocado um médico maravilhoso e com
    Uma competência incrivel no meu caminho tem 45 anos e ti muito bem graça a Deus meu médico foi de Márcio Penna do hospital Porto dias em Belém do Pará

  10. Boa tarde fiz cirurgia em 2016 colocação de 6 pinos e duas artes .continuei com muitas dores foi verificado que a hernia continua lá em 2017 fiz nova cirurgia colocação de 10 pinos dps de alguns dias os pontos abriram fui pra nova cirurgia diagnóstico de ostiomioelite fez a troca dos pinos e limpeza .passou um 15 dias novamente abriu os pontos mais outra cirurgia 2 dois meses na hospital e UTI tomando antibiótico e morfina em 2018 pra controle da dor foi colocado um neuro estimulador medular no qual ainda sinto dores dos choques e das dores da coluna e tomo morfina de 30 ml a cada 6 horas e remédio pra dormir pois a dor intensa e remédio pra depressão não saio muito pouco da cama pois dor 24 horas já fui em vários médicos todos dizem que não vão mexer mais que tenho q conviver com dor Cid 52.1 dor crônica intratável

  11. Boa noite , me chamo Angelo fiz a cirurgia de artodrese lombar pra colocação de 6 pinos , graças a Deus a cirurgia ocorreu bem nos meus primeiros dias ,não estava sentindo dor , agora com 1 mês da cirurgia, estou sentindo uma dor quando me viro de ambos lado, e quando estou de costas , às vezes não sinto forças pra conseguir se levantar , parece que tem um ímã puxando a coluna pra baixo , é normal isso ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.