CrioTENS: uma pseudo terapia para o alivio da dor?

dor e tenscrioDesde menino na fisioterapia, a CrioTENS já fazia sucesso entre as diversas intervenções propostas para o alivio da dor. Ainda tem muita gente que usa e acredita que esta seja uma intervenção eficaz.

A associação entre Crioterapia e a TENS parece mais uma briga neurofisiologica de casais: ela quer ir no cinema ver “a culpa é das estrelas” e ele quer ir no bar beber cerveja. Apesar dos mecanismos de ação contrários, pelas diversas críticas pessoais e literárias, a CrioTENS marcou os neurônios da “ciência pessoal”.

Para os efeitos analgésicos propostos, a crioterapia precisa gelar um pouquinho o cooler neuronal, cerca de 10 min em contato para começar a trazer alivio. Gelo logo de cara tende a aumentar a dor e ser desconfortável. Já a TENS tende a ter efeitos imediatos na maioria das vezes, mas nem tudo é tão perfeito como os livros descrevem.

A crioterapia promove analgesia por mecanismos de ação conhecidos, como pelo efeito contra irritante (irrita para ajudar) e pela redução estímulos nocivos (que não é dor, mas quer se meter no meio. A TENS tem como principal mecanismo de ação a Teoria das Comportas de 1965 e pela ativação de receptores opioides.

Enfim, um irrita o outro alivia . Será que no final das contas, com mecanismos opostos, a CrioTENS funciona?

A literatura não é consistente. Não chega a um consenso e provavelmente não vai chegar.

Bom, nem tudo funciona pra todo mundo e nem tudo que a literatura diz que é bom na verdade é bom pra mim. Nenhum “papel cientifico” toma as decisões pela gente. Talvez, se a crioterapia é desconfortável, a TENS promove o conforto. Se a pessoa é intolerante ao frio, a TENS promove a tolerância. E por ai vai.

Então, na verdade, a CrioTENS se tornam amigos ao se abraçarem na pele do paciente. Mas, se funciona, parece uma luta sem fim. Se você quer promover analgesia ao paciente, existem uma série de intervenções que são mais consistentes e mais científicas, com a acupuntura, terapia manual e medicações analgésicas.

O que fazer com a CrioTENS? TENS opinião? Colocar no balde de gelo?

……

Artur Padão – Dorterapeuta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *