A temida hérnia de disco pode regredir? Bingo!

A dor nas costas ocupa o top das condições mais incapacitantes a saúde das pessoas. Sim, a vida muda por causa da dor. E o mais interessante é a existência de múltiplos tratamentos, que em sua grande maioria falham em encontrar uma resolução definitiva, incluíndo remédios, meios físicos, exercícios, cirurgias e outras coisas a mais.

E no meio desta maçaroca encontramos a temida e “dolorosa” hérnia de disco, para complicar ainda mais a cabeça daqueles que a “portam” diariamente.

Um ótimo exemplo saiu de um estudo em 2015 de revisão. Os autores dolorosos olharam os artigos exatamente sobre este assunto, fizeram um grande resumo e publicaram os resultados dos pacientes que realizaram apenas tratamento conservador, ou seja, não realizaram qualquer tipo de cirurgia. Eles estavam querendo saber se a “hérnia de disco voltava pro lugar”.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25009200

Então, a regressão da hérnia ocorria em:

– 96% para a hernia sequestrada

– 70% para a hernia extrusa

– 41% para a protusão discal (não é hérnia)

– 13% para o abaulamento discal (não é hérnia)

A regressão completa da hérnia ocorria em:

– 43% para a hérnia sequestrada

– 15% para a hérnia extrusa

O grito de “volta hérnia” funciona! É possível sim a hérnia de disco regredir com o tratamento conservador e com a ajuda da mamãe natureza. Ao invés de ir com toda sede ao pote para a cirurgia, porque não tentar o tratamento conservador? É mais saudável, custa menos e menos arriscado. Esta é uma opção viável e com ciência. Ainda mais se a cirurgia for a artrodese, ou seja, fixar a coluna com parafusos.

Agora, tratamento conservador de qualidade, de acordo com a ciência, inclui medicações, exercícios, acupuntura e educação em dor. Esse é o caminho mais simples da estrada e que funciona!?!? Lembre-se: quando o assunto é dor lombar, tudo funciona e ao mesmo tempo nada funciona. Por isso, o tratamento tende a ser específico, individualizado e de acordo com as necessidades de cada um.

Artur Padão

2 comentários sobre “A temida hérnia de disco pode regredir? Bingo!

  1. Tenho feito esses tratamentos e não melhoro. Que devo fazer ? É possivel uma nova dic? Mto grato.

    1. Mario. A regressão da hérnia pode nada ter a ver com sintomas dolorosos, mas muitas vezes quando existem sintomas neurológicos como perda da força e da sensibilidade, é um ótimo sinal de evolução. Sempre sugiro que todas as vezes que a dor não melhora com o tratamento realizado, o caso precisa sim ser revisto. abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *