Os caça-dores de mitos, parte 5: a lenda do transverso perdido

Contrariado pela cavidade abdominal, o famoso músculo transverso do abdômen recebe todos os holofotes quando o assunto é dor lombar. Todo mundo ja “ensinou” alguém a contrair o transverso, nas situações mais simples e diárias, até como forma de tratamento e controle da dor. Mas, apesar de toda a ciência construída por mais de 20 anos, ainda é um mistério procurar a contração do transverso.

Reza a lenda que todo mundo precisa contrair o abdômen (incluindo o transverso) para fazer um monte de coisa: dobrar o corpo, pegar peso, agachar, sentar, correr, andar, trabalhar sentado e até mesmo transar (sério). Isso é de antes do transverso virar celebridade. Hoje em dia, é uma obrigação contrair esse maldito músculo nas academias, nas atividades e em vários tratamentos. Mas…

Aonde ele está? Estou sentindo certo? Será que ele deu as caras? Cadê o raio do transverso?

Achar o transverso na internet é muito fácil. Achar o transverso no livro de anatomia é mais fácil ainda. Achar o transverso nas pesquisar é moleza. Está escrito que o transverso meio que dá uma fugida das suas obrigações de proteger e firmar a lombar. Ele meio que some mesmo e devemos caça-lo a qualquer custo. Afinal de contas, ele é uma celebridade muscular.

Mas, meus caros CurtiDores, depois de tantos anos, não é assim que a banda toca não. Será mesmo que ele está tão perdido assim? Será que fez de propósito no abdômen de humanos dolorosos? Quando contraímos o abdômen em qualquer atividade, ele está lá. Meio tímido, meio cabisbaixo, mas está lá.

Seu auge já passou e está sendo deixado para trás, como vários artistas premiados. Mas, não devemos esquecer que a lenda do transverso perdido prevalece fortemente na vida das pessoas. E a qualquer custo tenta-se encontrar o transverso. Sempre será misterioso mitológico orientar uma pessoa a transar com seu parceiro(a) pensando no transverso.

Cade o transverso? Dentro da sua barriga!

Precisamos contrair o transverso para tudo? Mito!

O transverso está realmente perdido? Mito!

Eu gosto do transverso? Verdade!

Eu ajudo o paciente a achar seu transverso? Verdade!

A lenda do transverso perdido? Lenda urbana anatomica funcional!

Artur Padão

2 comentários sobre “Os caça-dores de mitos, parte 5: a lenda do transverso perdido

    1. Renata, os estudos hoje mostram que os resultados são os mesmos, apesar de ainda se focar muito no transverso. obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.