Parkinson dói?

dor parkinsonA dor em pessoas com Parkinson não é exatamente causada pela doença em si. Os problemas que a doença causa são os que mais podem provocar dor. Mas, isso é muito pouco falado.

Os neurônios na doença de Parkinson começam a envelhecer rapidamente até morrem sem muitas explicações. Esses neurônios se localizam na substância negra no mesencéfalo. Porque se chama substância negra? Duas explicações distintas: 1. porque realmente ela é escura; 2. Porque ninguém sabe o que realmente tem lá. A dopamina é o neurotrasmissor em falta.

Todo mundo conhece os 3 pricipais sinais de Parkinson: tremor, movimentos lentos e rigidez, que estão ligado a nossa via de controle dos movimentos. Com movimento mais descontrolado, temos mais lentidão, enrijecimento, dificuldades para escrever, perda da coordenação, da mobilidade e do equilíbrio do corpo.

Nas pesquisas, a lentidão e endurecimento estão mais ligados a dor do que o tremor. Muito justo isso, pois o tremor contrai pouco o músculo em repouso, apenas em repouso.

Algumas são as causas: 

:. Dor Musculoesquelética – dor nos músculos e articulacões por rigidez, perda do movimento espontâneo, postura ruim (curvada para frente). As regiões como os ombros, quadris, lombar e pescoço são as mais dolorosas. A imobilidade provoca contraturas nos músculos e tendões, mantendo tudo encurtado.

:. Dor neuropática – dor nos nervos, que podem estar comprimidos. É mais comum acontecer na região lombar, causando compressão no nervo ciático. Existe mais imobilismo e posturas sustentadas.

:. Dor com Distonia – contraturas ou espasmos fortes causados pela posturas sustentadas, movimentos repetitivos, sendo de origem neurológica. Isso pode afetar braços, pernas, troco, pescoço, face, língua, mandíbula, músculos da mastigação e cordas vocais.

:. Dor por agitação excessiva – isso se chama Acatisia, o Wikipedia me salvou. É como se a pessoa tivesse uma inquietação sem sossego e que inicialmente foi descrita em pessoas que não conseguiam sentar. Isso mantem os músculos em contração constante.

:. Dor Central – dor por lesão no sistema nervoso central. É a mais sinistra de todas e a que tem relação direta com a doença, apesar de ser rara de acontecer. A morte dos neurônios é que provavelmente causam um curto circuito no cérebro.

:. Dor associada a Depressão – existe um grande risco de pessoas com Parkinson terem depressão e que pode iniciar por causa da dor.

Enfim, respondendo a pergunta: Parkison Dói!

Artur Padão – Dorterapeuta

7 comentários sobre “Parkinson dói?

  1. Artur,
    Obrigado.
    Obrigado pela informações.
    Tenho Parkinson diagnosticado desde 2008, embora ,somente, em 2013 é que começaram os sintomas mais evidentes com a rigidez.
    Há cerca de 5 meses, venho notando e ouvindo o meu pescoço estalar quando faço movimento rotatórios .
    Mais , recentemente, há cerca de 3 meses, ouço não só estalar como tenho dificuldade para fazer tais movimento .
    Neste último mês, além do quadro descrito, tenho sentido muitas dores no pescoço que se irradiam até o ombro, quando já estou deitado, prejudicando bastante o meu sono.

    Alberto

  2. pARKINSON dOI E DOI MUITO, A DOR É NA ALMA.DOI QUANDO OS MOVIMENTOS FICAM LENTOS E AS PESSOAS TE OLHAM. dOI QUANDO A DISCINESIA , QUE É O MOVIMENTO DESCONTROLADO DOS BRAÇOS PERNAS E CABEÇA TE ATINGEM E AS PESSOAS FICAM OLHANDO. DOI QUANDO SEUS MOVIMENTOS FICAM TAO LENTOS QUE ANDAR EH IMPOSSIVEL E VOCE FICA PARALIZADO( FREEZING_))DOI POR TUDO ISSO QUANDO ACONTECE E NADA POSSO FAZER, A NAO SER LAMENTAR. PRKINSON DOI E DOI MUITO.

    1. Oi José, essa doença realmente dói na alma mas depende de você reagir e fazer de tudo para ter o menor impacto possível. É revoltante amigo, mas reagir de forma ativa é o melhor a se fazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *