Os caça-dores de mitos, parte 3: a posição de dormir

Existe posição de dormir ideal? Existe posição de dormir que force a coluna? Dizem que dois opostos se atraem para muitas situações na vida. Porém, quando se trata da posição de dormir para pessoas com dor lombar, caminhamos (ou melhor, dormimos) para uma posição de maior conforto.

As boas línguas da saúde afirmam que devemos dormir de lado com travesseiros no pescoço e entre as pernas ou de barriga para cima com um travesseiro embaixo dos joelhos dobrados. Isso mantém o alinhamento da coluna, o que é “o ideal” para evitar sobrecarga na coluna. Será?

Inocente dizer o contrário. Por isso, para desvendar o mito que diz que dormir de barriga para baixo ou de barriga para cima com os joelhos esticados é prejudicial a coluna, vamos caçar as informações sobre a posição dita “prejudicial”. Além disso, vamos recorrer ao Dr. Google e Dr. Pubmed na busca de informações para colocar em prova este doloroso mito.

Acabando com todas as dúvidas científicas…Não. Nossa coluna não é forçada se dormirmos “tortos”. As curvas não deixam de ser curvas e as retas não deixam de ser retas. A ciência não está nem ai! Dr. Pubmed foi taxativo. E, por isso, durma como você achar melhor e bom sono!

Mas, a vida não é só ciência maluca não. Quando um paciente me fala “só consigo dormir para o lado esquerdo”, a orelha coça. Pode ser um dos raros casos de hérnias de disco enchendo a paciência, o saco dural e canal dos nervos. E, meu caro Curtidor, dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Esquerda “volver”. Fora situações como essa, durma como você quiser.

E o Dr. Google? Ele não sabe de nada, até porque só fala dos outros. Então, durma de frente, costas, lado, conchinha, aranha, feto ou qualquer uma existente. Bom sono ou cochilo, sem dor, sem mitos e com muito conforto.

Posição de dormir ideal? Mito!

Posição de dormir que force a coluna? Mito!

Artur Padão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.