Dor, lesão, tênis e mimimi

Correr ou não correr? Para muitos, correr é quase uma terapia física, psíquica e social, que reflete na vida de muita gente. Vicia, transpira emoção, agita a vida e tem riscos em potencial. Claro, qualquer exercício físico tem benefícios e riscos. Porém, a corrida é um dos esportes mais praticados em todo o mundo e que possui uma taxa relativamente elevada de lesões.

Talvez mais interessante do que isso seja escolher entre um “calçado adequado” ou correr descalço. O tênis de corrida é um equipamento já utilizado a várias décadas e faz parte do “uniforme”. Já correr descalço lembra algo natural que esquecemos ao longo da vida, que deveria ser o nosso dia a dia. Brigas existem entre o que é melhor ou mais lesivo. Uma inútil discussão sem fim.

Mas, o que será melhor para a pessoa que corre? Com ou sem tênis? O que é mais seguro?

O estudo de Altman e Davis (2016) comparou a taxa de lesões em 107 corredores adultos descalços e 94 que usavam tênis. Os resultados mostraram que a taxa de lesões foi similar. Não tem jeito. O que foi diferente foram os tipos de lesões, claro. Por exemplo, quem corria descanso tinha mais lesões na planta do pé e os corredores de tênis tinham mais fascite plantar.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26130697

Portanto, acredite! Ambos tem seus riscos e são similares. Não existe um mais seguro que o outro. Agora, se você acha um melhor porque é mais natural, tudo bem. Só não previne lesões como muitos acham.

Será que então vou estar seguro comprando um tênis de corrida de 600 reais ao invés do clássico de 100 reais? Não sei, não se sabe. A única coisa que se sabe é que dói muito no bolso, pelo menos no meu.

Será que então vou estar mais seguro correndo descalço? Não, você no mesmo grupo de risco da galera que corre de tênis. Mas, isso lhe garante uma “baita craca” na sola do pé e se você gosta de pés, não será bem vindo.

Corra da dor, corra para saúde e pé na estrada!

Artur Padão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.