A dor de dente que não é do dente

O dente natural e perfeito é um luxo para poucos. Mais de 50% dos brasileiros já não os tem mais. Mas, quando o dente dói, o bicho pega mesmo. Isso acontece porque existem tantos nervinhos envolvidos com os dentes que o mínimo de estímulos podem doer. Além disso, para quem não sabe, todos esses nervinhos acabam se juntando na região chamada núcleo do trigêmio, uma espécie de massa de neurônios. Essa região recebe quase todos os nervos do nosso rosto e da cabeça, sendo um dos grandes responsáveis por dores, como a chamada neuralgia do trigêmio.

Pois bem, quando o problema é no dente (inflamações, infecções, pancadas) tem que tratar o dente. E quando a dor é no dente e o dente é arrancado e não melhora a dor? Então, infelizmente o dente foi arrancado à toa. Esse é um grande mistério!

A dor de dente que não é do dente pode ter várias causas. A massa de neurônios (trigêmeo) quando fica sensível por um motivo qualquer: doenças, tumores, pode gerar dor para o dente.

Outra possibilidade são os chamados pontos gatilhos dolorosos que ficam em músculos no rosto, mandíbula, maxilar, dentro da boca, os quais podem provocar dor para o dente. Outras problemas como sinusites ou infecções, disfunções na articulação da boca (ATM – articulação temporomandibular).

O fato é que você não pode deixar seu dente ser arrancado só porque sente dor! Tem que investigar e ter certeza!

O contrário também é verdade. Problemas nos dentes podem provocar dores em outras regiões como a cabeça, ATM e pescoço. O dentista muitas vezes é o profissional adequado para isso. Tá bom, os fisioterapeutas também entram no meio.

Ao pesquisar um pouco sobre as dores de dente que não são do dente me deparei com a chamada dor de dente fantasma, que significa muito do que estamos falando aqui: uma dor de outra origem que não o dente. Porém, pelo visto, essa é uma dor muito forte, grave, que vai se espalhando para outros dentes ou para a mandíbula. Quando chega a essa ponto, o cérebro mudou seu funcionamento, mais precisamente o córtex sensorial, que é a representação das partes do nosso corpo. Falta o dente, falta sua localização no cérebro.

Enfim, ao menor sinal de dor no dente procure logo o dentista. Escovem os dentes, usem fio dental e flúor sem álcool, ok?

Artur Padão

34 comentários sobre “A dor de dente que não é do dente

  1. legal gostei das explicações meu dente é perfeito e faço a higiene continuo mais não posso mastigar nada que toque nele que é muita dor.

  2. Adorei a matéria meu dente dói mas está confuso estou indo no dentista amanhã, não entendo nada disso parece que é na raiz outra vez parece dentro do dente acho que deve ser essa dor fantasma e eu querendo arrancar o dente

  3. Minha filha tem uma dor insuportável , é como se fosse o dente, mas não tem nada nos dentes, segundo os odontologistas que procurou, já fez até tratamento de canal.
    Toma remédios fortes para a dor quando está em crise.
    Tem muita sensibilidade com coisas frias e quentes,o que nos faz pensar que é dente.
    Foi medicada com diazepan no pronto atendimento .
    Não sabemos o que fazer, agora foi encaminhada com um neurologista e vamos ver o que vai ser feito.
    Tem alguma dica pára me dar?
    Obrigada.

    1. Bom, existem dentistas que são especializados em dor, talvez seja uma opção para sua filha. veja em sua cidade se há. Aqui no rio conheço. Abraço

    2. Edmeia você conseguiu resolver?estou passando pelo mesmo problema até extrai o dente e nada resolveu…Se tiver achado alguma luz pfv me informe

  4. Dor no céu da boca do lado esquerdo, nos dentes já alguns dias não consigo comer se abaixar cabeça lateja o que posso fazer ?!

    1. Maria, tem que procurar saber o que está acontecendo. a primeira opção é sim um dentista. abraço

  5. Estou pra morrer mão aguento mais de tanta dor ,fui no dentista e nada pois não mostra nada nem um Care meu Deus!! Neste momento estou com tanta dor q peço a Deus a morte!! Doe muito meu celebro parece querer explodir meu rosto não tem onde por a mão q não dói…gente estou sofrendo muito peço ajuda pois o meu dentista disse q nos meus dentes nada de errado não estou conseguindo MS viver com esta dor!!! Como viver, trabalhar não tem como peço a Deus q me livra de tanto sofrimento pois já não sei MS oq fazer por favor, se tiver alguém pra me ajudar eu agradeço…só queria não senti dor meu zigomático, pescoço,olho, cabeça sinto o meu celebro mexer … socorro preciso de ajuda por favor.

  6. Olá, hoje acordei com os dentes doloridos apenas de um lado da boca, pode ser pelo motivo de eu ter dormido apenas de um lado?

    1. Olá Beatriz, em teoria não. MAs, se sua boca ja está meio sensível, é possível que esteja mais dolorido sim. Sugiro procurar um dentista. abraço

  7. Boa noite gostaria de saber sinto uma dor que incomodar acima do dente só de um lado .da boca posso nem passa a mão que dói e sr eu tocar no nariz do lado do dente tbm dói e sinto como uma bolinha se eu pó o dedo eu sinto mas se for olhar não se ver nada o que pode ser parece ser dor de dente mas não é
    obs: meus dente da frente são emendado cai de bicicleta quando tinha 12 anos

    1. Olá Valéria, tudo bem? Sugiro você procurar seu dentista, pois esses sintomas mostram a sensibilidade acima do normal. abraço

  8. Estou com uma dor que só acontecesse quando eu me mexo rápido, pra virar, correr, deitar… O que pode ser? (É só em um dente, isso já aconteceu outras vezes mas sempre para e volta.)

  9. bom boa noite meu nome e veronica e me encontro neste momento com muita dor nos dentes e parecem que estam caindo doi muito a parte do meu rosto direndo tambem esta doendo atacando meu ouvindo o que poder ser ?

    1. Aparecida, se está tudo bem com o Rx então o dente está ok, podendo existir outras causas para seu problema. Abraço

  10. Usei uma plaquinha de silicone meus dentes acordou todos moles dps parei de usar tem uma semana desde entao meu dentes do lado esquerdo está doendo, não tem
    Cárie já fiz raio-x. Se fecho a boca parece que encosta no outro dente.Que pode ser ?

    1. Olá Leyla. Vale retornar em seu dentista para uma nova avaliação. Dentes são muito sensíveis a estímulos, mesmo não tendo cárie presente. Abraço

  11. Crises de pontadas ao fundo do dente onde liga ele ao osso e for no lado direito do pescoço lá pelo gânglio e até na glote
    …fiz canal a dois anos tá cada vez pior as crises

  12. Boa noite…
    Estou com um dente cuja a obturaçao deu infiltraçao decorrente de uma carié.Só que esse dente não dói o que esta doendo é o siso…
    Hoje fui ao dentista para avaliar e ela me disse que o siso dói por causa desse dente infiltrado.Sera que existe isso mesmo?
    Amanha vou procurar uma segunda opiniao…

  13. Oi tenho um dente que já está em tratamento de canal mas continuo sentindo dores tô tomando antibiótico com antiflamatorio mas a dor continua. Não é como antes.mas se não tem mais raiz porque a dor.

  14. Gente quebrei um dente a muito tempo não cuidei ,e agora estou sentindo.uma dor insuportavel parecendo que é na raiz o.que pode ser?

  15. Tô a muito tempo com uma dor de dente, e cabeça só de um lado pois já vai fazer um ano , e os dentista falam que eu não tenho nada nos dentes.o que fazer.

  16. Ha uns 3 dias comecei a sentir dor nos dentes superiores do lado esquerdo, mas apenas quando eu corro, pulo ou faço algum movimento mais pesado… visivelmente, meus dentes estao em perfeito estado, e nunca tive nenhuma carie. No primeiro dia a dor foi mais aguda e atingia todo o meu lado esquerdo do rosto, o que me preocupou. Mas nos ultimos dois dias do doi quando pulo ou corro mesmo… vou no dentista conferir o que pode ser.. alguma opiniao?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.