Verdades secretas: o colchão e a dor 

dor e cocNada como uma noite de sono agradável para renovar as energias para o dia seguinte. Pensando nisso, várias empresas oferecem aos curtidores consumidores vários utensílios soníferos, como travesseiros, almofadas e colchões. Mas, não fica só nisso. Prometem mundos e fundos, especialmente o alivio da dor nas costas.

Será que isso faz diferença? Será que uma cama / colchão pode mudar a história da dor nas costas das pessoas?

Em 1981, um estudo interessante e bem subjetivo foi realizado na revista Pain. Foram examinados 4 tipos diferentes de colchões usados por pessoas que tinham dor lombar crônica: colchão duro “ortopédico” com 720 molas “heavy metal”, colchão macio com 500 molas mais fofas, um colchão de água (não pense besteira) e um colchão híbrido de espuma e água.

A maioria dos pacientes preferiu o colchão dito como “ortopédico” pois disseram que houve melhora da dor lombar após 2 semanas de uso, seguido pelo grupo de pessoas que usaram o colchão de água.

Isso significa que todos com dor lombar devem comprar um colchão que parece uma tábua de madeira? Não. Talvez cause mais conforto, mas nada como entrar na loja de colchões e experimentar pra ver.

Em contrapartida, um estudo da revista Lancet mostrou que os colchões menos duros (dureza média) foram melhores em aliviar a dor e reduzir a incapacidade funcional na dor lombar crônica. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14630439

Como cada um diz uma coisa diferente, que na maioria das vezes parece “conversa de bêbado”, mais um ponto positivo para “deitar e rolar” nas lojas de colchões.

E o que fazer com aquela velha cama da vovó que, sofrida com a velha dor nas costas de sempre, era a melhor cama da família? Parece que trocar o velho colchão melhora a dor lombar também – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2697581/

Caso queira se aventurar em colchões que “resolvem o problema” como os viscoelásticos, prepare o bolso e o coração. Com tecnologia “alienígena”, os mais baratinhos podem ser vendidos por no mínimo 10 mil reais.

Bom sono e com menos dor

Artur Padão – Dorterapeuta

Um comentário sobre “Verdades secretas: o colchão e a dor 

  1. Talvez a solução seja a cama desenvolvida por Joseph Pilates, em formato de “V”!!! Essa acho que eu não encontro na loja para experimentar..Infelizmente!! RsRs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.