Um coelhinho de chocolate para amenizar as dores durante a páscoa

dor e pascoaNa incrível história do coelhinho da páscoa, reza a lenda que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu para brincar com seus filhos durante a páscoa (ressureição de Jesus Cristo no domingo após a “sexta feira cinza”, ou seja, depois de sua morte). Durante a brincadeira, um coelho perdido passou na frente deles igual a um foguete.

Ao invés de lembrar a ressureição de Jesus Cristo, como acreditam os judeus e cristãos, associa-se a páscoa a presentes na forma de ovos de chocolate. E todos adoram chocolate, pelo menos a maioria. O chocolate tem efeitos super bem aceitos, como sensação de bem estar, dizem que pode previnir doenças e deixar a pessoa mais bela.

Comer chocolate também tem um grande potencial de aliviar a dor. Muitos conhecem as endorfinas, que são nossos analgésicos naturais e que geram sensação prazeirosa. Isso é indiscutível.

Mas, não é só a endorfina que a gente curte. Quando comemos chocolate, nosso cérebro entra numa espécie de transe controlado por causa da estimulação de receptores cannabis (polêmica atual dos remédios a base de maconha), pela liberação de serotonina e por um hormônio chamado feniletilamina (o hormônio da paixão). Talvez por isso, as mulheres loucas por chocolate enlouquecem quando recebem de presente. São eternas apaixonadas.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4310398/

O chocolate pode até mesmo diminuir aquela dor muscular após exercício, quando a gente acha que pode tudo.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21465244

Mas, um estudo em 2009 do Jornal de Neurociência deixou o mundo doloroso sem água na boca. Os autores deram chocolate e água para ratinhos durante estímulos de calor (dolorosos) e, segundo os autores, os ratinhos tiveram menos “dor” pela distração de se alimentar.

http://www.jneurosci.org/content/29/41/13053.full.pdf

Bom, o fato é: comer chocolate durante o tratamento da dor pode ajudar. Então, seja fofo(a). Deixei alguns bombons ou pedaços de chocolate da kopenhagen ou lindt. Quer fazer bonito? Faça direito!

Artur Padão (por um chocolate melhor)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *