Tratamentos baseados em crenças

dor e crenOs estudos da dor deram um salto intergalático na última década. Nunca se falou tanto em dor como atualmente. Evidências, congressos e grupos de discussão. Tudo isso para ajudar (ou tentar ajudar) as pessoas com queixas de dor.

Os avanços da ciência nos deram o entendimento de vários tratamentos eficazes para o alivio da dor em todas as áreas de atuação dos profissionais de saúde. Portanto, a prática baseada em evidências está em evidência há algum tempo.

Mas, tudo na vida é passageiro e ao longo do tempo vamos escolhendo as informações que fazem sentido, que funcionam na prática e adotamos as condutas terapêuticas baseadas no que acreditamos, ou seja, baseadas em nossas crenças.

Quando acreditamos que a ciência faz sentido, desenvolvemos crenças e nossas atitudes ocorrem baseadas nestas crenças. Para ficar mais bonito, crenças baseadas em ciência.

Temos sim de oferecer o que existe de melhor no tratamento da dor, mas que tenha sido testado pela ciência, o que minimiza os riscos a saúde e se verifica a eficácia ou poder de efeito deste tratamento.

Ciência e crenças podem ser grandes amigas, basta acreditar na relação uma da outro. Então, na verdade, se levarmos tudo ao pé da letra, oferecemos tratamentos baseados em crenças e, esperamos que uma pitada de ciência valorize o tempero do seu prato. Mas, não esqueça que quem serve o prato é você. A ciência não tem culpa do resultado final!

Artur Padão – Dorterapeuta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.