Qual a melhor técnica de tratamento da dor?

dor e tecnicaNão faltam opções quando o assunto é tratamento da dor. Várias são as modalidades como medicações, meios físicos, exercícios, acupuntura, psicoterapia, cirurgias, chás, ervas medicinais, crenças, tratamentos espirituais…é por aí vai.

Para a ciência, existe a necessidade de organizar esses tratamentos em blocos, para dizer ao final de ensaios clínicos se vale ou não investir. Muitas vezes nem um nem outro, não se chega a uma conclusão.

Mas, a verdade é que a maioria escolhe de acordo com suas próprias experiências e, por isso, teremos uma grande diversidade de resultados entre os profissionais.

Talvez exista um grande achismo quando o assunto é tratamento da dor. O que não pode é ter o mesmo resultado com tratamentos diferentes. Isso significa que tem “dente de coelho” no ar. Isso significa que a técnica em si não é tão importante.

As evidências estão lá para ajudar e não para decidir por nós.

Qual a melhor técnica então? Vai ser a que eu escolher naquele momento. Quem escolhe sou eu e não um pedaço de papel científico que tantos enaltecem. A técnica de alívio da dor tem que atingir seu objetivo principal: o alívio da dor…mesmo que por pouco tempo.

Entao, qual a melhor técnica? A que você escolher e trouxer alívio da dor. Se você sabe como a técnica funciona, tem maiores chances de escolher certo. Mas, novamente, a escolha foi do terapeuta.

Portanto, a melhor técnica é o terapeuta (tu tum tu tum tissss).

Artur Padão – Dorterapeuta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.