Os irmãos trigêmeos e a dor de cima

trigemeo dorIrmãos de sangue? Irmãos de armas? Irmãos de diamante?

Esses são os irmãos “neurológicos” que temos, também chamados de nervos da família trigêmeo.

Siameses de raíz (gânglio trigeminal), estes irmãos são inseparáveis, apesar de respeitarem suas diferenças. Por isso, ficam localizados em 3 partes diferentes da face: na altura da testa, no meio da bochecha do kiko e na mandíbula. Cada irmão (ramo do nervo) é chamado de “V”. Então, temos o V1-V2-V3, também conhecida como a tropa de elite trigeminal.

O gânglio do trigêmeo e seu núcleo, que vai até mais ou menos a altura de C3-C4, são responsáveis por receber de braços abertos todos os nervos do facebook que vão para a face e cabeça. Quando sentimos dor em qualquer parte da face ou cabeça, os irmãos “V” recebem o nome de “V de Vendeta” ou “V de Vingança”.

Sensível, irritadiço, vingativo e extremamente doloroso, o gânglio do trigêmeo e seus respectivos “V’s” unificam sua família e sensibilizam toda a região. Por isso, dores que se localizam na face e cabeça podem ser acompanhadas de mudanças na sensibilidade superficial da pele, podem espalhar e andar sem destino e ser bem parecida com “o calcanhar de aquiles do manejo da dor” (dor neuropática). Não necessariamente uma pessoa com dor na face terá os sintomas sinistros de uma neuralgia do trigêmeo (briga de irmãos, ninguém se mete).

Irmãos como os “V” trigêmeos curtem uma gelada de serotonina, uma 51 de noradrenalina e adoram uma buchada de opioides no almoço.

Super irmãos trigêmeos ativar:
– forma de uma bolsa de água quente gigante (reduz a sensibilização por meio do calor)
– forma de uma mão terapêutica eficaz (reduz a sensibilização por meio de pressão)
– por favor, não me incomode. Não está vendo que não estou sensibilizado?

Artur Padão – Dorterapeuta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *