Os Caça-Dores de Mitos, parte 6: correr e o impacto na coluna lombar

Correr é viciante. Os efeitos das endorfinas vão além dos analgésicos e a euforia, prazer e satisfação pós corrida não tem igual. Agora, imagine se tudo isso fosse retirado de você por causa da dor? E pior: se lhe dissessem que correr causa impacto na coluna e que você nunca mais poderá correr novamente?

Afinal de contas, a corrida causa impacto na coluna a ponto de ser proibida? Será mais uma orientação sem sentido? Ou correr faz mal para a coluna? Para desvendar este mistério doloroso, fomos correndo atrás de informações científicas, opiniões e qualquer coisa a respeito. Será mito, verdade ou consequência?

Um “trote” rápido pelo nosso mitológico pubmed (a casa mãe que acomoda vários artigos científicos por vontade própria e até mesmo os abandonados) mostrou um estudo de 1986 (“old school” e “raiz”) do British Journal of Sports Medicine onde os autores encontraram que a coluna “encolhe” vários milímetros após 6 km de corrida e que este “encolhimento” é diretamente proporcional a velocidade da corrida (depois volta pro lugar).

Um outro estudo com 777 corredores mostrou que mesmo 54.1% se queixando de dor lombar durante a corrida, não foi encontrado nenhum fator de risco de lesão causada pela corrida. Foi apenas dor e dor, não lesão. Isso por si já mostra que correr causa sim estresse de impacto na coluna lombar, mas provavelmente não causa lesão na coluna. Pés, joelhos e quadris é que estão na lista negra da corrida, coluna não.

Mas, faltava algo. Precisávamos convencer pacientes, profissionais, mídia e todo mundo que correr era bom para a coluna e o impacto não era um bicho de 5 cabeças (a coluna lombar só tem 5 vértebras). Eis que em 2017 um estudo da revista Nature – Scientific Reports mostrou que correr fortalece os discos da coluna lombar, ficando mais firme e mais hidratado. Acabou o mimimi contra a corrida e dor lombar!

Portanto:

Não existe um consenso sobre a corrida machucar a coluna, mas já sabemos que gera impacto. Verdade!

Impacto gera dor na coluna? Mito em potencial, porém ainda em análise.

Mas, correr é proibido, causa lesão ou agrava lesão? Nunca mais a corrida será uma opção? Mito!

Correr é bom para a coluna? Correr é bom para a coluna! E para a dor!

Se você proíbe seu paciente de correr por causa da dor e do impacto, está na hora de começar a “correr atrás do prejú científico e clínico”!

Corra Lola Corra!

Artur Padão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *