Fortalecimento muscular e o alivio da dor

força e dorMovimentar-se é algo importante para o controle da dor. Jogamos meio que a responsabilidade para regularidade de exercícios, especialmente os aeróbicos.

Mas, abandonamos um pouco o fortalecimento muscular.

A adaptação ao treino de força leva algumas semanas para acontecer, sem observarmos mudanças relevantes nos músculos. Mas, no cérebro os neurônios do córtex motor ficam bombando.

Uma das explicações para o alivio da dor pelo treino de força é o aumento da liberação de dopamina, que também pode causar uma certa dependência, como pela liberação de endorfina. A dopamina atua nos núcleos da base, que “controlam o controle motor”.

Foi visto em pacientes com síndrome fibromiálgica que eles não conseguiam liberar dopamina regularmente. Será que a própria síndrome provoca isso ou a incapacidade funcional pela diminuição das atividades? O fato é que deixar de se movimentar ou de fortalecer é uma bomba!

Existe uma conexão importante e menos estudada entre a função cortical motora e o alívio da dor. Talvez por isso o fortalecimento muscular possa também aliviar a dor.

Mas, perai…para ganhar força muscular, precisamos de carga progressiva. Não tenha medo. Todo aumento de carga produz uma nova adaptação neural e algumas pessoas podem ficar meio doloridas.

# tudo posso naquele que me fortalece #
Dá uma força pra pessoa com dor vai.

Artur Padão – Dorterapeuta

Um comentário sobre “Fortalecimento muscular e o alivio da dor

  1. Sempre tive dores nos ombros n prática d musculação! Será q devia fazer um fortalecimento, pois com isso fazer supino sempre foi um caos pra mim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *