Desvendando os mistérios da dor: Nunca sentir dor

dor e insensO alivio da dor é desejado por muitos. Ser mais tolerante a dor é uma meta a ser alcançada. Entretanto, já pensou em como seria sua vida se você não tivesse capacidade de dor?

Existem pessoas espalhadas pelo mundo que não sentem dor, nada de nada, em hipótese nenhuma. Não são muitas, mas o problema se chama Insensibilidade Congênita a Dor. Esta é uma síndrome rara, com menos de 100 casos descritos.

Entende-se que este seja um problema genético, provocado por uma mudança no gene Nav1.7, desligando os sensores de ameaça do sistema nervoso.

http://www.hindawi.com/journals/crinm/2014/141953/

A dor, para a neurociência, é uma das respostas a ameaça. Se perdemos os sensores que detectam ameaça, não existe motivo para ter dor.

A vida então deve ser muito difícil. As pessoas não sobrevivem muito tempo pois, ao perder nossa proteção, perde-se a noção do que possa ou não ser ameaçador. Machucar se torna fácil. A vida sem dor, se torna dolorosa. Quem diria!

O que fazer? Aprender a conviver e lidar com com essa “limitação” de não sentir dor. Conhecer as ameaças, se expor com muito cuidado, ser examinado com frequência, atenção a todo o momento. “Pensar em sobreviver”.

Quando tudo dói ou quando nada dói? Ambas podem ser “mortalmente dolorosas”.

Artur Padão – Dorterapeuta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.