Acupuntura realmente funciona no alivio da dor?

Acupuntura alivia a dor!? A acupuntura vai além de uma simples técnica de colocar agulhas no corpo. É um modelo filosófico milenar de cuidados com a saúde vindo lá do oriente, onde nós meros ocidentais nunca conseguiremos compreender o seu papel e impacto cultural.

É aí que temos o primeiro problema em dizer que a acupuntura funciona no alivio da dor: a cultura. Como comparar “o fogo que arde sem se ver” com a ativação do sistema de liberação de substâncias analgésicas?  As duas afirmativas são grandes verdades, mas (pelo menos a explicação ocidental) liberar analgésicos não garante o alívio da dor.

Talvez seja por isso que muitos pacientes com dor não melhoram com acupuntura, pela falta de compreensão do que realmente a acupuntura é ou o que pode oferecer. Quando a terapia oferecida não faz o menor sentido e sai da lógica ocidental de causa e efeito, a tendência é não funcionar. Este é o segundo problema.

Nesta parte do mundo, a compreensão das bases da acupuntura são a maior viagem, no bom sentido. Por isso, colocar agulhas no corpo é a primeira imagem que vem a cabeça. Se colocar agulhas resolvesse os problemas de saúde, seria moleza. Daria margem também para dizer que passar gelol ou colocar um esparadrapo na pele também. Seria como dizer que agulhamento seco é acupuntura. E dizer que acupuntura é colocar agulhas é chamar acupuntura de técnica: terceiro grande problema.

A ciência fica em cima do muro, pontos a favor e pontos contra. Ensaios clínicos mostrando superioridade ao placebo e outros nem tanto. O sistema de saúde na Inglaterra, por exemplo, não recomenda mais acupuntura para o tratamento da dor lombar, afirmando a falta de evidências. Oi? As críticas são pesadas. Na minha opinião, a maioria dos pesquisadores usam a acupuntura como técnica, simplesmente colocar agulhas. E já viu né. Mas, como mensurar fogo ou madeira? Como realizar testar a confiabilidade entre um oriental e um ocidental em identificar os meridianos? Ocidente x Oriente! Número 4.

Que a acupuntura funciona, não se tem dúvidas, para múltiplos problemas de saúde e dor, segundo a OMS. Mas, será que é tão melhor assim ou tão superior a outros tratamentos? Ai a ciência tem quase certeza que não. Eu como mero ocidental, entendo os efeitos da acupuntura a curto prazo, porém muito bons. Eu como mero ocidental, vejo a acupuntura somando os seus efeitos a outros tratamentos, mas não sendo melhor ou pior. Aliais, não estou preocupado com isso. Quero que acupuntura traga benefícios ao meu paciente. Se não trouxer, não há porque estar na acupuntura.

Acupuntura alivia a dor! – bola cheia

Acupuntura é só colocar agulhas! – bola murcha

Acupuntura é superior! – bola meio vazia

Acupuntura resolve! – bola estourada

Artur Padão

4 comentários sobre “Acupuntura realmente funciona no alivio da dor?

  1. Olá Arthur, parabéns pela forma dialética e impessoal como tratou o tema da Acupuntura, principalmente por deixar claro que não se trata de uma mera técnica, apesar de assim ser utilizada comumente na prática clínica e pesquisas. Tbm gostei da menção que fez ao arcabouço teórico por traz da Acupuntura, referente a racionalidade da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Dizem que todo modelo teórico tem que ser testado e validado. No caso da MTC, é interessante ver que terapias como Acupuntura, Meditação, Exercícios de Tai Chi e Qigong, que tiveram origem no arcabouço teórico da MTC (Qi, Yin-yang, 5 elementos, meridianos, Taoismo) hj vem tendo sua eficácia e efetividade comprovadas por pesquisas clínicas de qualidade, e até são até recomendadas por Guidelines mais atuais para diversas condições de saúde, inclusive a dor. Não seria este um dado promissor para validação do modelo teórico da MTC? Do ponto de vista da legitimação social essa validação já aconteceu a pelo menos 3mil anos, já da científica só o tempo irá dizer… Abçs

    1. Tamo junto. Mas, podemos sim (dentro de uma visão bem ocidental) usar os mesmos desfechos para diversos tratamentos, mas é uma tarefa complexa quando falamos de modelos como a MTC, que são enraizados na cultura. Abraço

  2. Fato é que estudiosos da dor costumam ter uma visão limitada e reducionista para esse desfecho, e não enxergam o todo por traz de outros desfechos e condições de saúde.
    Desconheço outro recurso terapêutico tão potente e com uma gama tão grande de ação quanto a Acupuntura, talvez só o exercício terapêutico. Mas fato é que aacupuntura é recomendada e possui evidencia não só para tto da dor, mas de condições de saúde mental (depressão, esquizofrenia, ansiedade, insônia), dependência química, condições musculoesqueleticas (dor, inflamação, recovery), neurológicas (avc, parquinson), respiratórias e cardiovasculares (DPOC, hipertensão), metabólicas (diabetes, obesidade), e até vira bebê no útero (os que não estão em apresentação cefalica na 38 semana de gestacao). Sem falar em outras condições e para a qualidade de vida.

    1. Amigo, entendo seu ponto de vista. Mas, o desfecho é dor, função, qualidade de vida. Os desfechos são os mesmos e não mudam de acordo com a intervenção. Valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.